Da Redação
Guarapuava – Princípios fraternais, filosóficos, generosidade, filantropia. Estes são alguns dos ensinamentos vivenciados por meninas e jovens, pertencentes à irmandade internacional Filhas de Jó. Ligada à Maçonaria, elas são filhas ou parentes de maçons, podendo também ser uma menina ou adolescente convidada a integrar a Ordem. Porém, a faixa etária é entre 10 e 20 anos, incompletos.
De acordo com Bárbara Pacheco (foto acima), a Honorável Rainha na hierarquia da irmandade, o objetivo é despertar virtudes, responsabilidade, desenvolver o caráter, ajudar o próximo. “Cada rainha tem um foco e o meu é auxiliar a Fundação Proteger”. A entidade trabalha com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social.
Laís Rehbein (acima) é Filha de Jó há cinco anos e o amadurecimento pessoal se evidencia durante a conversa. “Nesse tempo em que estou na Ordem eu amadureci, aprendi a ter responsabilidade, a ajudar o próximo”. Segundo a adolescente, as meninas de hoje não têm esses princípios. “Eu, ao contrário, a cada ação, me sinto cada vez melhor”. Ela lembra uma ação de Natal em que a irmandade arrecadou alimentos e ofereceu um almoço a moradores de rua.
'“Era uma comida simples, aquela que a gente come todos os dias. Eu estava servindo arroz e um senhor chegou e me disse que nunca tinha comida uma refeição tão gostosa. Eu cheguei em casa e disse à minha mãe que não queria mais o presente de Natal, porque entendi qual o real sentido do Natal e foi o mais feliz da minha vida”. De acordo com Bárbara, cada ação desenvolvida molda o teu caráter. "A gente passa a ter um novo olhar sobre a vida e o que acontece à nossa volta".
JANTAR
E para que outras pessoas possam ser ajudadas pelas Filhas de Jó, neste dia 25 de novembro, elas promovem um jantar no Vitri com o tema 'Oscar'. O convite custa R$ 50,00. O traje exigido é o social ou a fantasia de um personagem do seu filme preferido.
O convite poder solicitado pelos telefones (42) 9.9122-5715 ou 9.9924-9637, com a Bárbara. O jantar festivo comemora também os dez anos do Bethel (Lugar sagrado) Ametista.
O NOME
A Ordem das Filhas de Jó é baseada nos ensinamentos bíblicos sobre a vida. O nome da Instituição Paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Quézia (fé), Jemima (pureza) e Quéren-Hapuque (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”.
As reuniões semanais, aos domingos, às 18h, na Loja Philantropia, no Centro de Guarapuava, são fechadas ao público em geral. Elas são acompanhadas e tem o apoio de um Conselho Guardião, formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó. Esse é o caso de Letícia Rehbein, mãe de Laís, que é uma guardiã. Hoje a Ordem possui 20 membros em Guarapuava.