22/08/2023
Geral Guarapuava

Com o verão chegando, personal da Primeiro Estilo Natação alerta para os cuidados na água

imagem-146177

Jonas Laskouski

Guarapuava – O verão está chegando e com as temperaturas subindo, a vontade de se refrescar ganha força entre quem não perde a oportunidade de cair na água em piscinas, praia, rios, lagoas e alagados da região. Principalmente entre crianças, já que água e infância combinam bastante. Mas é preciso muito cuidado, muita atenção. Uma rápida busca pelo site da RSN mostra um número expressivo de acidentes e mortes (infelizmente). Números que começam a crescer a partir dessa época. Em abril deste ano, por exemplo, um menino de um ano e quatro meses conseguiu ser socorrido após se afogar num balde de água, no distrito do Guará. Isso mesmo, num balde de água.

Não deveria ser, mas a segunda maior causa de morte no Brasil, entre crianças de um e nove anos de idade, perdendo apenas para acidentes de trânsito, é o afogamento. Os dados são da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e surpreendem. A boa notícia é que afogamentos são preveníveis.

O Instituto de Natação Infantil (INATI), com sede em São Paulo, declarou novembro como o Mês Nacional de Prevenção Aquática, para que as escolas de natação, clubes, academias e parques aquáticos promovam eventos para seus alunos/sócios/frequentadores, falando da importância da prevenção para evitar afogamentos.

Em Guarapuava, quem abraça a causa e alerta para os cuidados que pais e responsáveis devem ter é a Primeiro Estilo Natação. A RSN esteve lá e conversou com a educadora física, professora e personal, Mônica Dangui.

“Chegando o verão, as pessoas vão para as piscinas, para os rios e não têm o devido cuidado. Por que? Às vezes, a criança já faz aula de natação e fala ‘ah, agora eu já sei nadar’, e na verdade, ela está acostumada com o ambiente da aula e não está apta a nadar em ambientes estranhos. Quando ela vai num ambiente desse, cai na água e os pais não estão atentos, ela está propícia a um afogamento”.

E ela está mais que certa. Não é sempre que os pais estão de olho o tempo todo, e isso não deve e não pode acontecer. A primeira e mais importante lição é: os pais não podem descuidar nunca. “De repente, o pai vai ver uma mensagem no celular e deixa a criança na piscina, por exemplo. Não é porque a criança sabe nadar, que tem que descuidar", reforça Mônica.

A educadora física fala ainda dos riscos. “Se for em rios, o pai dá qualquer descuido onde tem uma correnteza. O perigo está ali e um acidente pode acontecer. E a causa, antes, é a falta de atenção. No Alagado, não é só o rio. É a piscina do condomínio. Enquanto alguns estão na churrasqueira, a mãe está dentro da casa tomando um chimarrão, o pai na cervejinha e a criança resolve pegar uma bola que está lá no meio da água, mas ela não sabe fazer isso, e mesmo assim pula na piscina. E se não tem ninguém cuidando?”

Por isso, aliar a atenção (ou a falta dela) a técnicas de natação é fundamental. A dica para viagens de férias seguras para quem vai encarar o mar, piscinas (em casa, clubes, hotéis) ou até mesmo um final de semana aqui na região, nos alagados e vai levar criança junto é se prevenir. É aí que entra a professora Mônica Dangui com suas aulas personalizadas para acelerar o aprendizado do aluno, já em bebês de seis meses de idade.

Exemplo? A professora dá. “Eu jogo um brinquedo no meio da piscina e faço ela ir nadando até lá, pegar o brinquedo, voltar e segurar na borda, para que ela saiba como proceder se ela vir a cair na piscina”. Perguntei à ela a partir de quanto anos a criança já consegue fazer isso. “É individual, porque envolve muita coordenação motora. Tanto coordenação fina como grossa. A fina vai fazer com que ela pegue o brinquedo, a grossa com que ela dê as braçadas. Se ela tem medo de água vai dificultar um pouco, mas não é impossível. Se a criança já tem contato com a água é muito mais rápido. Tenho alunos de dois anos de idade que já fazem, e de três que ainda não”. Mônica ressalta que os cuidados valem para todos, independente da idade.

A personal trainner Mõnica Dangui faz atendimento personalizado na Primeiro Estilo Natação e também domiciliar. No rol das suas atividades estão Natação (Kids e Adulto), Hidroginástica, Personal Bike (para iniciantes), AquaCross (CrossFit adaptado na água), Treinamento Funcional, Condicionamento Físico, Ginástica Laboral e avaliação física por biopedância. SO telefone da Primeiro Estilo é o 3622-5241. Faça uma visita na escola para ver de perto as instalações e até mesmo acompanhar uma aula. A professora está pronta para tirar suas dúvidas.

A página do INATI no Facebook, diz que excesso de confiança, tanto da criança quanto do adulto, normalmente acaba em acidente. Qualquer espelho de água deve ser sempre respeitado.

E todo cuidado sempre vai ser pouco.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.