Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Técnicos do Ministério da Saúde (MS) farão a segunda visita técnica em Guarapuava, nesta terça feira (21), para construção do Centro Oncológico do Hospital São Vicente de Paulo, Unidade Cidade dos Lagos, segundo anunciou a deputada estadual Cristina Silvestri.
A deputada foi responsável por duas audiências, uma com a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, e outra com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, que viabilizou a transferência do Centro Oncológico da Unidade I do São Vicente (no Centro da cidade) para uma área maior na Cidade dos Lagos e também o compromisso do Governo Federal na implantação da obra.
Audiência com a vice-governadora, Cida Borghetti. Lideranças de Guarapuava pediram apoio do Governo do Estado para acelerar visitas técnicas e o início das obras do Centro Oncológico (Foto: Ascom)
Nesta segunda etapa, os técnicos do MS vão averiguar as condições do terreno (topografia, água, saneamento básico, plano diretor), finalizando o laudo que vai embasar o projeto básico. O cronograma prevê que a obra será iniciada em abril de 2018 e concluída em maio de 2019.
Segundo Cristina Silvestri, este passo é decisivo para construir a Ala de Radioterapia do Hospital São Vicente, somando-se ao projeto do Hospital do Câncer que está sendo executado paralelamente. "É um trabalho de grande envergadura social, que tem apoio de todos os municípios da Região Central e a liderança do Comitê Gestor encabeçado pelo empresário Odacir Antonelli", ressaltou a deputada.
APOIO CONSTRUÍDO
O Hospital São Vicente recebe centenas de pacientes portadores de câncer que dependem, periodicamente, da aplicação de radioterapia. O projeto começou a ganhar corpo a partir de 2011, quando o então deputado federal Cezar Silvestri destinou uma emenda no valor de R$ 5,5 milhões para implantação da radioterapia.
Com a compra dos equipamentos, o São Vicente pretendia construir uma ala anexa ao prédio principal no Centro, mas aí surgiu a participação de Odacir Antonelli com a doação de um terreno na Cidade dos Lagos, com 12.000 metros quadrados.
A transferência da área, porém, dependia do aval do Ministério da Saúde e foi, então, que a deputada Cristina Silvestri interviu junto ao Governo do Paraná, através da vice-governadora Cida Borghetti, para intermediar as negociações. Desse encontro, do qual participou uma comitiva de lideranças guarapuavanas, incluindo o provedor do São Vicente, Huberto Limberger, redundou na vinda do ministro Ricardo Barros a Guarapuava, onde ele assegurou pleno apoio ao projeto.
Uma das metas da deputada Cristina Silvestri era acelerar a construção do Centro Oncológico, com a vinda da primeira visita técnica do Ministério da Saúde, o que acabou acontecendo e agora entra nas etapas finais.
O Hospital do Câncer é um dos maiores movimentos comunitários da história de Guarapuava e da Região Central do Paraná. Participam prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias. "É um exemplo a ser seguido para a conquista de objetivos comuns, que beneficiem a população", enfatizou a deputada Cristina Silvestri.