Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A construção do Centro Oncológico do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava, entra agora na fase de elaboração do projeto básico, após a visita, nesta terça feira (21), de dois técnicos do Ministério da Saúde.
Isto acontece como consequência de um trabalho iniciado em 2011 pelo então deputado federal Cezar Silvestri, autor da emenda que destinou R$ 5,5 milhões para aquisição de equipamentos de radioterapia no Hospital, e de um forte movimento comunitário que atualmente engloba toda a Região Central do Estado, a partir de articulações da deputada estadual Cristina Silvestri, do prefeito Cesar Silvestri Filho, do empresário Odacir Antonelli, do provedor Huberto Limberger, e de diversos vereadores e lideranças empresariais e sociais.
Os técnicos Ivan Júnior (engenheiro eletricista) e Milton Bandeira (arquiteto) fizeram uma vistoria técnica no terreno de 12.000 metros quadrados doado pelo empresário Odacir Antonelli na Cidade dos Lagos. A visita foi organizada pelo Comitê Gestor e contou com a presença, também, do prefeito Cesar Silvestri Filho.
Local onde a construção será feita (Foto: Ascom)
“Hoje nós viemos para a cidade para colher informações de terreno, ver níveis topográficos, entrada de energia e outros pontos técnicos, que são o passo inicial para iniciar o projeto de construção. Nos próximos meses a gente vai apresentar ao Ministério da Saúde um estudo preliminar sobre os dados coletados, para que, após a aprovação, sejam desenvolvidos cálculos como metragem de parede”, informou Ivan Júnior. A previsão é de que o projeto técnico e a licitação da empresa construtora se encerrem em março de 2018, a partir de quando a obra estará pronta para ser iniciada. O prazo de conclusão, a contar dessa etapa, é de 12 meses.
A deputada estadual Cristina Silvestri, que teve participação decisiva na formulação de audiências com o ministro Ricardo Barros (Saúde) e com a vice-governadora do Estado, Cida Borghetti, para garantir celeridade na execução da obra, comemorou a vistoria do Ministério da Saúde.
"É um procedimento determinante para que o projeto básico seja realizado e a construtora seja escolhida, liberando a construção da obra. Sem essas vistorias, que batalhamos muito para acontecer, seria impossível dar os passos seguintes", explicou a deputada.
Cristina Silvestri ressaltou o empenho do Comitê Gestor e de todas as lideranças regionais envolvidas no processo, com destaque também para as Prefeituras e Câmaras de Vereadores que estão participando ativamente do projeto. O prefeito Cesar Silvestri Filho lembrou que toda a região será beneficiada com a construção da radioterapia em Guarapuava.
"Por isso a união de todos é fundamental para a concretização de mais esse projeto”, enfatizou.
Responsável pela doação do terreno que sediará a construção e também por ter assumido a frente do Comitê Gestor, o empresário Odacir Antonelli relembra a importância da articulação da deputada Cristina Silvestri e outros parlamentares.
“O trabalho de articulação da Cristina Silvestri, assim como dos outros deputados, foi essencial para que a gente chegasse nesta etapa que estamos hoje. Se recebemos essa segunda visita do Ministério da Saúde agora, foi por conta do trabalho dela (Cristina Silvestri) e de tantos outros que se uniram”, citou Antonelli.