Da Redação, com assessoria
Guarapuava – A deputada estadual Cristina Silvestri vem defendendo a nomeação de novos defensores públicos para atender a Comarca de Guarapuava. Esta preocupação foi tomada a partir da decisão da Defensoria Pública de extinguir o atendimento às áreas de Família e Infância Cível/Infracional à população.
Segundo a deputada a extinção do atendimento nestas áreas cerceia o direito de acesso à justiça gratuita para a população que diariamente tem sido encaminhada pela rede sócio assistencial de Guarapuava, um dos municípios com maior índice de acolhimento de crianças e adolescentes do Estado do Paraná e de assuntos fundiários, o que resulta em vários problemas sociais, finaliza.
Visita da deputada ao Defensor Publico Eduardo Abraão (Foto: Ascom)
Nestas Varas estão tramitando mais de 1.000 processos ativos e 380 prazos a cumprir, o que sobrecarrega e torna morosa a resolução dos processos.
ENCAMINHAMENTOS
Desde o mês de agosto deste ano, a deputada vem se reunindo com representantes do órgão e recebeu em seu gabinete parlamentar o recém empossado Defensor Público-Geral do Estado, Eduardo Abraão e a subdefensora, Luciana Tramujas Azevedo Bueno e na oportunidade encaminhou um ofício ao Defensor Público Geral da Defensoria Pública do Estado do Paraná na ocasião, Dr. Sérgio Roberto Rodrigues Parigot de Souza, alegando a necessidade de mais servidores, para atender a Comarca de Guarapuava, incluindo atendimento na Família, Execuções Penais, Cível, Fazenda, Medida Protetiva e Conselho Tutelar.
Cristina em conversa com Luciana Tramujas Azevedo Bueno, Sub Defensora Publica (Foto: Ascom)
Nova reunião foi realizada nesta quarta-feira, 22 de novembro na sede da Defensoria, com o Defensor Público-Geral do Estado, Eduardo Abraão. Na oportunidade ficou acordado que a partir de janeiro de 2018, quando forem chamados oito novos servidores, um será encaminhado para Guarapuava e na próxima convocação de concursados encaminhará mais um servidor para atender a demanda de Guarapuava, uma das comarcas mais importantes do Estado, responsável pelo atendimento de cinco municípios.