Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Como objetivo de promover na sociedade os conceitos de controle social, cidadania e democracia, além de mostrar a importância do voto consciente e a função social dos tributos, o Observatório Social de Guarapuava (OSG) está preparando o Projeto de Educação Fiscal para ser desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Xarquinho, em Guarapuava, em 2018.
De acordo com a coordenadora do OSG, Tania Pacheco Paz, a entidade desenvolve rotineiramente palestras, cursos e workshops com essa temática, buscando trabalhar principalmente com o público jovem.
“O CRAS do bairro Xarquinho foi escolhido por ser uma referência no trabalho com os grupos do município. Após uma avaliação do projeto, iremos levá-lo aos demais CRAS de Guarapuava, buscando realizá-lo anualmente”, explica Tania.
A coordenadora ainda será a responsável pela atividade, tendo auxílio de parceiros como os professores do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que irão contribuir com seus conhecimentos. “Eles irão trabalhar em um dos quatro encontros sobre os tributos, como calcular os impostos em compras diárias e a importância do CPF na nota”, completa.
AVALIAÇÃO
Segundo Tania, é essencial tornar próximo e acessível para a população o conhecimento crítico, político e social. “Muitas vezes as pessoas mais carentes e vulneráveis acabam sendo massa de manobra de políticos corruptos, que se aproveitam de suas necessidades básicas”, alerta a coordenadora.
“Potencializar e fortalecer os Serviços de Convivência dos CRAS, como Sociedade Civil e entidade do Terceiro Setor é indispensável. Talvez mais importante que acompanhar as licitações públicas seja empoderar política e criticamente toda a população”, acredita Tania, que pontua que essa é uma das formas de melhorar a convivência social.