22/08/2023
Cotidiano

Proprietário de área ocupada rebate acusações de vereador do PT

imagem-14695

Pinhão – Valdevino Batista Almeida, (foto) proprietário da área que foi ocupada  por trabalhadores rurais do Movimento dos Sem Terra no Faxinal dos Silvérios, para rebater pronunciamento feito pelo  vereador Julio Machajewski (PT) na sessão da Câmara do dia 15 de março.
Julio e um grupo do MST acusam o deputado estadual Cleiton Kielse (PMDB) de "mentiroso". A causa é um  oficio encaminhado por Kielse à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná contra os trabalhadores rurais.
Segundo Valdevino, todas as acusações feitas pelo deputado são verdadeiras e disse que foi ele, Valdevino, quem repassou as informações ao deputado. “Procurei o deputado para que me apoiasse a pressionar a Secretaria de Segurança a agilizar a minha reintegração de posse”, explicou. “Eu mesmo fiz o boletim de ocorrência na PM de Pinhão, e fui junto com o sargento Lima da Patrulha Rural. O corte ilegal de madeira é um fato comprovado, tenho inúmeras imbuias cortadas em palanques que eles deixaram na minha propriedade”, afirmou. O proprietário também disse ser testemunha do descarregamento das armas citadas no oficio. “Eles até pediram para eu ajudar a descarregar as armas, eram cerca de 200 fuzis de assalto e até uma metralhadora anti-aérea com cinco fitas municiadas. Ali vi que não se tratara de um movimento social mas um bando de baderneiros”, disse ele. Para ele o vereador Julio Machajewski e o PT estão se aproveitando dos sem terra. “O PT trouxe um monte de sem terra de todos os cantos, bem próximo das eleições de 2008, essas pessoas transferiram o titulo de eleitor para o Pinhão, por que será?”, questiona.“A reforma agrária de Pinhão devia ser para os moradores de Pinhão, não ir buscar gente em outros lugares, trazer pessoas que só dão prejuízos para o nosso município”, comentou Valdevino. Para ele, se o MST e o PT ficaram indignados, os pinhãoenses estão revoltados. “Tudo isso me revolta, alguns políticos em vez de lutar para o Pinhão, só querem saber de promover mais problemas”, afirmou. 
 
Fonte:Fatos do Iguaçu
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.