Foi autorizada nessa terça feira (19) a licitação para obras de pavimentação de 43,1 quilômetros da PR-239, que liga os municípios de Pitanga a Mato Rico. O investimento é de R$ 133,5 milhões.
Richa destacou que essa é uma conquista não apenas local, mas para todo o Estado. “Essas obras trarão crescimento e desenvolvimento para região, além de qualidade de vida e bem-estar a toda população. Esse é um marco na história desses municípios que aguardam há muito tempo essa pavimentação asfáltica”, afirmou.
Atualmente a estrada entre Mato Rico e Pitanga é de terra. A pavimentação deste trecho faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ligar cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha rodoviária do Estado é um dos grandes objetivos do programa.
“O aval para operações de crédito internacional que possibilitam esses investimentos em infraestrutura só foi possível devido ao ajuste fiscal realizado nos últimos anos”, lembrou o governador.
CONQUISTA
A pavimentação entre Pitanga e Mato Rico vai beneficiar mais de 35 mil moradores dos dois municípios, em especial os pequenos produtores, facilitando o escoamento da produção agrícola. De acordo com o prefeito de Pitanga, Maicol Geison Barbosa, essa obra é uma conquista para a população que aguarda a pavimentação há mais de 30 anos. “Vai facilitar muito o escoamento da produção, mudar o perfil da nossa região, além da segurança e comodidade que vai proporcionar para as pessoas do município”, afirmou.
A obra também beneficiará estudantes de cursos superiores, que atualmente levam mais de três horas para percorrer os cerca de 43 quilômetros para chegar às universidades localizadas em Pitanga. Segundo o prefeito de Mato Rico, Marcel Mendes, este é um resgate da dignidade e da cidadania da região Central do Paraná.
“Nossos acadêmicos e nossas crianças têm o direito de andar no asfalto com mais segurança e o governador está nos dando esse direito”, comemorou o prefeito.
ESTRATÉGICO
O Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná prevê investimento total de R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões), sendo R$ 764 milhões (US$ 235 milhões) da instituição internacional e R$ 650 milhões (US$ 200 milhões) em contrapartidas do Tesouro do Estado.
Além de Mato Rico, o programa beneficiará o município de Coronel Domingos Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de investimento na obra de 28 quilômetros é de R$ 74 milhões.
Também está incluída no programa a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul. A obra de 47,7 quilômetros está orçada em R$ 140 milhões.
“A pavimentação desse trecho é esperada há muito tempo pela população dos dois municípios e de toda região e, finalmente, estamos assegurando os recursos necessários. Pela primeira vez aquela região vai ter a oportunidade de se desenvolver, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Outros dois trechos de estradas estaduais também ganharão asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto São José – conhecida como Estrada Beira Rio – na região Noroeste do Estado, e a PR-090, no Campos Gerais, para facilitar o acesso ao Contorno de Castro.
RMC
Entre os investimentos previstos está a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia em torno de 22 mil veículos por dia, quase 4 mil deles caminhões. Outra obra importante prevista no programa, também na região da Capital, é a melhoria da PR-092, entre Curitiba e Almirante Tamandaré.
INVESTIMENTO LOCAL
O Governo do Paraná já investiu na região de Pitanga e Mato Rico quase R$ 15 milhões em obras de conservação. Foram recuperados trechos de rodovias como a PR-466, PR-460 e PR-462.
A cidade de Mato Rico também tem uma ligação não pavimentada com o município vizinho de Roncador. Neste trecho da mesma PR-239, o DER-PR investiu neste ano R$ 340 mil em obras de cascalhamento para manter a trafegabilidade da via.