22/08/2023

“Paixão por aviões”

Guarapuava – Comentário postado no blog do André Sberze, pré-candidato a deputado federal pelo PDT de Guarapuava:

"Paixao por aviões:
Devo confessar que me causa espanto a tamanha vontade pela bendita linha aérea em Guarapuava por parte de lideranças da cidade.
A NHT desativou o serviço que prestava por absoluta inviabilidade financeira, o que no ponto de vista administrativo e contábil está correto. Ninguém é obrigado a trabalhar no prejuízo simplesmente para rotular uma cidade como "grande" ou "moderna" por possuir uma linha aérea.
O resultado da enésima tentativa de ressureição do transporte aéreo foi pífio, para não dizer ridículo. A passagem era muito cara (mais de R$ 200,00) e o horário, péssimo.
Porém, não se dão por vencidos, e as lideranças já rumaram a Cascavel para trazer outra companhia aérea pra cá.
Sinceramente? A coisa mais importante que as lideranças podiam se ocupar.
Numa cidade que se vang loria por estar no meio do Paraná (eu acho que na verdade estamos é no meio do nada), ficar caçando aviões em nada ajudará o desenvolvimento.
Enquanto se perde tempo e dinheiro com as tentativas de sucesso das linhas aéreas, ninguém até agora se ocupou de tentar resolver o problema da falta de linhas de ônibus que assola nossa cidade. Veja: não há ônibus direto de Guarapuava para Maringá. Também não há ônibus direto de Guarapuava pra Londrina (tem um "pinga-pinga" que faz a viagem em 07 (eu disse SETE) horas), Umuarama, Apucarana, Paranavai… se quiser, vá de carro, ou então faça conexões em Ponta Grossa, Campo Mourão ou Cascavel. Se minha namorada quiser visitar a mãe dela no Rio Grande do Sul, ou ela vai em Pato Branco ou em Laranjeiras do Sul atrás de um ônibus que a leve ao querido Rio Grande. O desempregado quer fazer um concurso público em Passo Fundo? Se não tiver carro, já sabe a penuria que irá passar.
Mas o probl ema é que certas entidades de Guarapuava não se mostram preocupados em resolver os problemas dos mais humildes. Afinal, pobre não anda de avião, os universitários não vão pegar avião pra ir pra Chapecó, Cascavel ou Curitiba, vão de ônibus. As lideranças alguma vez se preocuparam com isso? Não, afinal, é melhor agradar meia duzia de ricos com uma linha aérea do que abrir a possibilidade de milhares de jovens do norte do Paraná, interior de Santa Catarina e Rio Grande do Sul virem estudar em nossa cidade.
Essa paixão por aviões mais uma vez comprova aquilo que venho dizendo há tempos: Guarapuava é como uma casa que falta fazer o reboco, arrumar o piso, a parte elétrica e hidraúlica, mas os responsáveis pela obra estão preocupados em colocar quadros nas paredes…"

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo