22/08/2023



Saúde

Baratas apresentam riscos à saúde

imagem-14866

Guarapuava – Durante a semana, alguns moradores do Jardim Pérola do Oeste se queixaram da infestação de baratas em suas residências, problema também verificado há algum tempo na Paróquia Bom Jesus, localizada na mesma região, embora hoje a situação esteja controlada na igreja.

A presença de baratas nas residências requer atenção, devido às doenças que os insetos podem transmitir. “A barata, assim como a formiga, circula por ambientes sujos e inóspitos. Por isso, ela carrega consigo uma grande quantidade de bactérias, fungos, protozoários e até vírus, causadores de doenças” informa o biólogo e especialista em entomologia urbana, área que estuda os insetos, Márcio Lange.

Entre as principais doenças causadas pelas baratas estão gastrenterite, diarréia e toxoplasmose, entre outras. “Além disso, o odor produzido pelo inseto, principalmente quando há aglomeração, traz complicações respiratórias como bronquites e alergias”, comenta Lange. Os dois principais tipos de barata vistos no dia a dia são a Blatella germânica, conhecida como barata de cozinha, e a Periplaneta americana, conhecida como barata americana ou de esgoto. “As duas são as mais comuns no ambiente urbano e a presença das mesmas se baseia na presença de fatores como alimentação, abrigo, água e acesso”, destaca ele. Ambos os tipos são considerados pragas urbanas.

Lange explica a diferença entre elas. “A barata de cozinha fica mais dentro de casa, não indo muito longe em busca de alimento, já que a oferta de comida é maior. Já a barata de esgoto chega a ir a até 80 metros do local onde está alojada, normalmente galerias de esgoto, em busca de comida, sempre à noite e podendo, inclusive, chegar as residências”, comenta.

O biólogo informa que em termos alimentares, as baratas procuram locais com oferta de carboidratos e proteínas, elementos essenciais na sobrevivência do inseto. Assim, alguns cuidados são importantes para evitar a infestação de baratas. “É necessário manter a casa limpa e higienizada, evitando deixar restos de comida em cima da pia, por exemplo. Também é importante manter a caixa de gordura sempre limpa e o ralo com sifão”, orienta.

Outros cuidados a serem tomados

Além da atenção para alguns fatores já citados por Lange, outros cuidados são importantes para evitar a infestação de baratas:

– verificar periodicamente, frestas e cantos de armários e paredes;
– remover e não permitir que sejam amontoados: caixas de papelão e lixo em locais não apropriados;
– colocar borracha de vedação na parte inferior externa das portas;
– limpar periodicamente a parte posterior de quadros ou painéis;
– excluir a prática de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc;
– providenciar a vedação ou selagem de rachaduras, f restas, vasos, fendas, que possam servir de abrigo para as baratas.

Foto: divulgação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo