22/08/2023
Política

Falha nos “Diários Secretos” deixa vereador em “saia justa”

imagem-14895

Pinhão – Uma possível falha no sistema que trouxe à tona os "Dários Secretos" que vem sendo divulgado pelo jorbal gazeta do Povo e pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) colocou o vereador Normir Júlio Machajewski (foto), do PT, numa "saia justa".

O seu nome aparece como sendo assessor do deputado estadual Pedro Ivi Ilkiv, lotado na Assembleia Legislativa do Paraná desde março de 2006, segundo publicação no Diário Oficial da AL (.º 38 de 26/04/2006), sem ter pedido exoneração do cargo comissionado para se candidatar a vereador nas eleições de 2008. O último prazo dado pela Justiça Eleitoral para desincompatibilização de cargos públicos para quem desejasse concorrer nas eleições daquele ano era o dia 5 de julho. Segundo a AL, Julio permaneceu no cargo mesmo sendo candidato.O petista foi candidato a vereador, e se elegeu com o segundo maior número de votos dentro do PT:585.

Júlio disse que ficou sabendo da confusão em torno do seu nome (que consta nos Diários Secretos como assessor ativo) na quarta-feira (2), quando estava em Curitiba. “Os amigos começaram a me ligar, contando dos boatos de que eu perderia meu cargo, e que alguns até já estavam brindando o fato de eu ser cassado”, conta.
Julio apresenta documento mostrando que pediu exoneração do cargo na Al em maio de 2008, portanto, dois meses antes do último prazo dado pela Justiça Eleitoral.

"Desde que os atos secretos da Assembléia foram assunto na mídia não me preocupei, pois sabia que estava tudo certo”, afirmou.

Esta não foi a primeira vez que o atual vereador pediu exoneração da Assembleia já que iniciou suas atividades na assessoria de Pedro Ivo em 2003.

“Exonerei-me diversas vezes: a primeira para concorrer na eleição de 2004, não me elegi e voltei ao cargo, depois me exonerei novamente em maio de 2008 quando assumi o cargo de vereador no lugar do companheiro Denílson (que pediu licença). E só retorneiá AL depois da eleição até dezembro. Minha última exoneração foi em 1º de janeiro de 2009, quando tomei posse na Câmara”, explica.

Fonte e foto:Fatos do Iguaçu

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo