22/08/2023


Fumar narguilé já faz parte da cena em Guarapuava

Índice de consumo preocupa médica de Guarapuava

narguile-fumaca-saude-0417-1400x800

Uma hora de narguilé equivale a 100 cigarros fumados (Foto: Reprodução/Scrofula Istock)

Em Guarapuava já é comum ver grande número de adolescentes e jovens se reunindo para fumar narguilé, uma espécie de cachimbo de água de origem origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado. As sessões acontecem em reuniões dentro de casa, em parques, ou bares. Essas cenas chamaram a atenção da médica Mariana Saciloto em um alerta feito no seu perfil numa das redes sociais.

Em entrevista concedida ao portal RSN, a pediatra diz que o narguilé, por ser um tabaco aromatizado, pode causar a falsa impressão de que não é prejudicial à saúde, tanto quanto os efeitos do cigarro.

Grande engano! De acordo com a médica, quem fuma uma hora consome tanta nicotina, como se tivesse fumado o equivalente a 100 cigarros “normais”. Outro agravante apontado por Mariana Saciloto é o fato das ervas serem queimadas com carvão. “Quem fuma acaba consumindo o monóxido de carbono”.

Segundo a médica, estudos estão mostrando que que o narguilé causa dependência e é fator de risco para diversos tipos de câncer; doenças vasculares; entre outros males.

O pneumologista Jonatas Reichert, da Secretaria Estadual de Saúde e membro da Comissão Científica de Tabagismo, da Associação Médica Brasileira, alerta: o uso do narguilé, tanto como do cigarro, causa doenças respiratórias, cardiocirculatórias e as neoplasias (câncer)”. Segundo o médico, juntos, estes três grupos somam 56 diferentes doenças. E ele faz um alerta: não é necessário que a pessoa trague  para ter a saúde alterada.

Mariana Saciloto (Foto: arquivo pessoal)

Mesmo que a fumaça seja mantida somente na boca e depois expelida, a nicotina e substâncias tóxicas são absorvidas pelas células das mucosas e absorvidas pela corrente sanguínea. Em poucos segundos, já estão no cérebro. Inclusive, quem usa o narguilé é, ao mesmo tempo, fumante ativo e passivo, pois está exposto à fumaça de quem está fumando ao seu lado. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é o campeão das mortes evitáveis no mundo.

E tem mais um alerta! Quem compartilha a mesma piteira do narguilé com outros fumantes também está sujeito a contrair outros tipos de doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis, como herpes, hepatite, tuberculose, pneumonia, entre outras.

Se em Guarapuava ainda não existam dados científicos que possam dar um parâmetro sobre o número de fumantes de narguilé,no Brasil há 300 mil fumantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A prevalência maior é entre 13 e 15 anos de idade”, diz Mariana Saciloto. Segundo a médica guarapuavana, dos entrevistados na pesquisa do IBGE, entre 60 e 80% confirmaram já ter fumado narguilé. “É uma situação preocupante porque o narguilé tem todos os efeitos do cigarro comum e é a porta de entrada para o vício do tabaco”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo