A decisão do governador Beto Richa (PSDB) de renunciar ao governo do estado para disputar uma vaga ao Senado ainda está pendente. Para se concretizar ela depende de uma ampla aliança entre os partidos da base aliada. “Caso essa aliança não se materialize o governador pode vir a concluir seu mandato”. A informação foi dada hoje (26) pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), em entrevista a Rádio Educadora de Francisco Beltrão, quando prestou contas sobre dezenas de obras levada pelo governo estadual para a cidade, entre elas um grande projeto para contenção de enchentes e o novo contorno da cidade.
Traiano também abordou temas nacionais, como a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre. Na avaliação de Traiano, Lula dificilmente terá condições de disputar a eleição pois está incurso na Lei da Ficha Limpa, depois de condenado por um órgão colegiado. Traiano disse que, analisando a situação de Lula no campo do direito, o deputado é advogado, se vislumbra um quadro com poucas alternativas. “A decisão do TRF4 foi tomada a partir de provas contundentes e eficientes. Os juízes tomaram sua decisão a partir de parâmetros do Direito”. Para o deputado, a decisão da Justiça de confiscar o passaporte de Lula, “só confirma a gravidade de sua situação”.
Sobre a conjuntura política do Paraná, Traiano disse que a “situação ainda está em aberto. Formamos um grupo político que venceu várias eleições. Tanto a Cida Borghetti (PP), quanto o Ratinho Junior (PSD) fazem parte desse grupo. O sonho do governador é juntar esses nomes, formar uma chapa com integrantes da base aliada. Se houver esse entendimento pode haver a renúncia e veremos o governador disputando uma vaga no Senado. Mas sem esse acordo Beto Richa pode se manter no governo”.
Para Traiano, as evidências das grandes realizações do governo Beto Richa estão nas muitas obras que ele próprio pode levar para Francisco Beltrão e região. Enumerou algumas, entre elas, além do novo contorno da cidade um grande programa de contenção de cheias, de mais R$ 50 milhões, trincheiras, reforma e construção de obras em todos os colégios da cidade. Computadores para colégios, sem contar inúmeras obras que ainda estão chegando a cidade.
Para o deputado, todas essas realizações foram possíveis graças ao ajuste fiscal feito em 2015, aprovado pela Assembleia com o voto de 32 valorosos deputados. Graças a ele foi possível manter os salários em dia, dar aumentos e fazer todas essas obras. O governador Beto Richa não se cansa de agradecer aqueles que tiveram a coragem de aprovar aquele ajuste. “A população do Paraná também se deu conta da importância e do acerto daquelas medidas”, garantiu.