22/08/2023
Cotidiano

Luta contra intolerância religiosa chega a Guarapuava

imagem-15048

Da redação – A ícone do movimento ecumênico nacional contra a intolerância religiosa, a Yalorixá Jaciara Ribeiro dos Santos, deixa Salvador por duas semanas e cumpre agenda em Guarapuava e Curitiba.
Na sexta-feira (16), às 19 horas, profere palestra na Sala de Eventos da Universidade-Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com a participação dos acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas. Durante a semana também cumpre programação na Faculdade Guairacá. O dia ainda será definido pela Instituição.
A luta de Jaciara começou com a morte de sua mãe Gildásia Ribeiro, a Mãe Gilda de Ogum, há cerca de 10 anos, vítima de ataques patrocinados pela Igreja Universal do Reino de Deus. Uma foto de Mãe Gilda foi estampada na capa do jornal Folha Universal, ilustrando matéria pejorativa e preconceituosa contra as religiões afrobrasileiras. Em depressão, a Mãe de Santo” morreu poucos meses depois.
Jaciara inicia uma luta solitária contra a Igreja Universal, assume o Ilê Axé (terreiro) da mãe e ganha não só a ação judicial contra a Universal, como também reconhecimento nacional. Outros líderes religiosos aderem ao movimento, e a maior conquista foi a instituição do Dia Nacional contra a Intolerância Religiosa e o Racismo, decretado pelo Presidente Lula no dia 21 de janeiro, data da morte da Mãe Gilda.
Nesse dia, em várias capitais brasileiras, adeptos de várias religiões, ateus, promovem caminhadas e outras manifestações que visam combater a intolerância e o racismo.
No Paraná, esse movimento encontra apoio na Companhia de Música e Dança Afro Kundun Balê – Quilombo Paiol de Telha.
Além de firmar essa parceria e divulgar o movimento também em Curitiba, Jaciara vai celebrar o primeiro casamento do Paraná com ritual no candomblé da nação Keto. Um casal de bailarinos do Kundun, Eliete Afixirê Oliveira Santos e Mohames da Silva, escolheram a benção dos Orixás para celebrar a união. Será no sábado (17), às 10 horas, numa das cachoeiras do Paiol de Telha. Também será detalhada a parceria com o Kundun para o Afoxé Utamaduni.
Jaciara aproveita a estadia para rever amigos. Ela, que foi bailarina do Grupo Afro Utamaduni, também coordenou trabalho com meninos e meninas de rua na Fundação do Bem-Estar do Menor (Fubem), na gestão do ex-prefeito César Franco.
De Guarapuava, a Yalorixá embarca para a África.
SERVIÇO
O contato com Jaciara poderá ser feito pelo telefone (42) 9113 4327, a partir de terça-feira (14).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.