Da redação – O vereador Nélio Gomes da Costa (PSDB-foto) entrou com um Projeto de Resolução , na semana passada, pedido a revogação do projeto anterior que instituiu a votação secreta na Câmara.
Por se tratar de um Projeto de Resolução a matéria está tramitando na Mesa Executiva e somente se for aprovada será encaminhada para análise da Comissão de Justiça e Redação e, posteriormente, à apreciação do plenário.
A instituição da votação secreta em todas as matérias foi uma "jogada política" feita no final de 2008 para não expor os vereadores que foram eleitos pelo grupo do prefeito Fernando Ribas Carli e que acabaram rompendo durante o processo para as eleições da presidência Mesa Executiva do Legislativo Municipal.
Caso o Projeto de Resolução de autoria de Nélio Gomes da Costa seja aprovado, o voto aberto passa a vigorar para a maioria das matérias.
O que chama a atenção, porém, é que o PR que poderá volta a ser válido prevê a votação secreta justamente para a eleição da Mesa Executiva, para a concessão de títulos de cidadania (honorária e benemérita) e para a aprovação/rejeição das contas do prefeito.