Famílias de baixo poder aquisitivo que moram em Guarapuava aliam o cuidado com o meio ambiente com a própria sobrevivência. O processo é simples. A cada cinco quilos de materiais recicláveis entregues à Feira Solidária o participante recebe um quilo de alimento.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Itacir Vezzaro, a feira, além de contribuir com a Cooperativa de Operadores Ecológicos de Guarapuava, ainda gera renda para o agricultor familiar. Somente em 2017, cerca de mil famílias integraram o programa, mas neste ano a meta é subir para 1,5 mil famílias. Foram distribuídas cerca de 600 toneladas de alimentos, beneficiando também, 200 famílias da agricultura familiar. Segundo a Cooperativa das 600 toneladas de materiais recolhidos nas feiras, apenas 100 toneladas não tinham valor comercial e foram descartadas no aterro sanitário
Realizada nas localidades de maior vulnerabilidade social, o programa contempla o Adão Kaminski, Vila Bela, Xarquinho, Boqueirão, Colibri, Paz e Bem, Residencial 2000, Jardim das Américas, Conradinho, Jardim Patrícia, Campo Velho e Jordão e nos distritos da Palmeirinha, do Guará e de Entre Rios.