22/08/2023


No primeiro dia de Carnaval, PM atua nos principais festejos do Litoral

Pontal do Paraná, Antonina e Morretes atraem o maior público

Carnaval Antonina Policiamento (21) - Cópia

A intensificação de policiamento preventivo e ostensivo pela Polícia Militar proporcionou mais segurança aos foliões que estiveram nos primeiros festejos de Carnaval no Litoral nesta sexta feira (09). Os maiores públicos foram registrados em Pontal do Paraná com 30 mil pessoas, em Antonina cinco mil e Morretes duas mil, mas mesmo com a concentração de veranistas a PM promoveu ações que resultaram em 15 suspeitos encaminhados e oito Termos Circunstanciados lavrados (dos quais três por perturbação do sossego). Mais de 400 pessoas foram abordadas em todas as áreas. O balanço abrange ações desde às 18h de sexta feira (09) até às 6 horas de sábado (10).

Em Pontal do Paraná o carnaval transcorreu normalmente sem ocorrências relevantes apesar de aglomerar 30 mil pessoas próximas aos trios elétricos nos balneários de Praia de Leste, Ipanema e Santa Terezinha. “Tivemos um dia calmo de carnaval, as pessoas ainda estavam chegando ao litoral, mas a expectativa para os próximos dias é de mais público”, disse o capitão Hericson Augusto Cruz de Paulo, Comandante da subárea de Pontal do Paraná durante o Verão.

Por volta das 2h30 a PM, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e de policiais militares do 9º Batalhão, do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Verão Paraná fizeram uma grande abordagem às pessoas que estavam em frente e nas imediações de bar localizado na orla de Shangrilá.

“Recebemos denúncias de que crianças e adolescentes estavam nas imediações do bar, possivelmente consumindo bebidas, além de reclamações por perturbação do sossego, e seguimos com vários policiais para verificar a informação. Abordamos simultaneamente 250 pessoas, dispersamos e destituímos a bagunça e encaminhamos sete crianças e adolescentes ao Conselho Tutelar”, avaliou o capitão.

Ao todo em Pontal do Paraná, em abordagens distintas, três pessoas foram presas. Ainda em Pontal do Paraná foram lavrados dois Termos Circunstanciados (TCs), recolhidos seis veículos e feitas 12 autuações de trânsito.

Outro ponto do litoral com destaque foi Antonina, onde a atuação da Polícia Militar ocorreu por meio de policiamento a pé para reforçar a presença próximo aos foliões e para atender situações que surgissem em meio à multidão. O evento seguiu das 23 horas às 2h30, quando o som foi desligado conforme acordo previamente estabelecido entre a corporação e a prefeitura municipal. Aproximadamente cinco mil pessoas estiveram na avenida principal para curtir as bandas no primeiro dia de Carnaval.

Houve policiamento a pé por toda a área feito pelos cadetes da Escola de Oficiais (EsO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) juntamente com os militares estaduais do 9º Batalhão. A festa iniciou-se às 23 horas e seguiu até às 2h30. Durante todo o período do evento houve apenas três acionamentos à PM.

“O Carnaval de Antonina foi muito tranquilo, não tivemos ocorrências graves, apenas o registro de dois termos circunstanciados, sendo de uma menor por briga [rixa] e outro por desacato após início de tumulto”, disse o capitão Ivan Luiz Matsuzava, Comandante da subárea de Antonina durante a temporada.

Morretes, também cidade com tradição no carnaval. Recebeu policiamento preventivo feito com o reforço de equipes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) em apoio ao 9º Batalhão, o que trouxe mais presença da corporação durante a festa de carnaval que ocorreu na praça central da cidade e reuniu aproximadamente 2 mil pessoas.

Os festejos iniciaram-se por volta de 23 horas, terminaram às 2h30 e a dispersão ocorreu sem registros de tumultos e depredações. Houve apenas dois acionamentos à PM de situações corriqueiras. As equipes atuaram em pontos específicos e fizeram abordagens a pessoas suspeitas. Não houve prisões ou apreensões de materiais ilícitos. “Tudo transcorreu de maneira pacífica e tranquila, as pessoas apresentaram comportamento respeitosos e adequados, não houve incidentes e esperamos que continue assim”, afirmou tenente Sérgio Augusto Ferreira Domingues, Comandante da Subárea de Morretes durante o carnaval.

PLANEJAMENTO

Além de Pontal do Paraná e Antonina, a PM reforçou o policiamento nos outros municípios litorâneos num esforço para inibir a criminalidade e proporcionar mais segurança aos foliões. Além do efetivo de mais de mil policiais militares que já atuam pelo Verão Paraná 2017/2018, outros 240 estão na costa leste para complementar as ações preventivas de segurança pública.

O trabalho da PM é por meio de ações por terra, mar e ar, nas áreas urbanas (residenciais e comerciais) e rodoviárias com blitzes, patrulhamento aéreo e aquático e ações ostensivas a pé e motorizados. Os trabalhos são coordenados pelo 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) e conta com apoio de diversas outras unidades da PM.

Em Paranaguá não houve contagem de público e não houve ocorrências relevantes relacionadas ao carnaval.

O município de Matinhos teve policiamento reforçado nas principais vias da cidade, mas não houve eventos com grande concentração de público. Ainda assim houve atendimento a quatro ocorrências de perturbação de sossego, das quais três resultaram em lavratura de Termo Circunstanciado (TC). A atuação preventiva no município proporcionou mais tranquilidade para quem chegava da Capital e do Interior do estado e neutralizou atividades delituosas.

(Foto: Assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo