22/08/2023

Estudo mapeia o setor de microcervejarias artesanais no PR

As análises foram realizadas por meio de uma parceria entre o Sebrae/PR, Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) e a Faculdade Guairacá

ViewImage

Uma parceria entre o Sebrae/PR, Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva) e a Faculdade Guairacá, resultou em um mapeamento sobre o setor de cervejarias artesanais no Paraná. O estudo identificou a localização das empresas, o perfil socioeconômico dos empresários, principais estilos produzidos, capacidade produtiva instalada, canais de distribuição, entre outras informações do setor.

Uma cooperação técnico-científica entre as Instituições possibilitou a obtenção de dados em 65 empresas no Paraná, de setembro a dezembro de 2017.

A coordenadora do curso de Administração, da Faculdade Guairacá, Janete Probst Munhoz, informou que o estudo é pioneiro no Estado e permitiu o mapeamento de 100% das empresas dentro do período de pesquisa, com a identificação do quantitativo de negócios.

O estudo apontou que 27% das empresas estão no mercado há mais de sete anos, 23% têm entre 3 a 5 anos de atividades, 22% atuam entre 1 a 3 anos, 17% têm entre 5 a 7 anos de atuação e 11% estão há menos de um ano no mercado.

Dentre os estilos mais produzidos estão IPA (73,8%), Pilsen (64,6%), Weizen(58,5%),  APA (44,6%) e Witbier (32,3%). Além disso, o mapeamento aponta que 58% das cervejarias produzem exclusivamente para suas próprias marcas e 34% terceirizam a produção para outras marcas, também conhecidas como marcas “ciganas”.

A capacidade de produção instalada também foi apurada, e 40% dos entrevistados responderam que podem produzir até 10.000 litros por mês. Outros 38% afirmaram ter potencial de produção entre 10.001 a 50.000 litros, mensalmente.

O estudo completo pode ser encontrado aqui.

Crédito da foto: Luiz Felipe Miretzki

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.