22/08/2023
Segurança

MP aguarda laudo do CREA sobre o piso do Joaquinzão

imagem-15160

Guarapuava – A promotora Bianca Malachine (foto) aguarda dois laudos do piso do Ginásio Municipal Joaquim Prestes e que deverão ser expedidos pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

De acordo com a promotora, uma equipe técnica indicada pelo CREA esteve em Guarapuava a pedido do MP e levou pedaços do piso que será substituído, além de fotos da quadra onde aconteceu o acidente que matou o jogador do Guarapuava Fustal, Robson Rocha. O material será analisado sob dois aspectos. Um dos laudos periciais vai apontar as condições do piso no dia do acidente (6 de março de 2010), entre outras condições e deverá levar até 10 dias para ser concluído.

O laudo que está sendo aguardado para esta quarta-feira (14) vai apontar se o piso que vai ser sobreposto ao anterior é adequado para competições esportivas ou não. Segundo a promotora, é esse laudo que vai subsidiar o MP a liberar a quadra para a reforma temporária ou se o "Joaquinzão" continuará interditado.

A atuação do Ministério Público impediu que a reforma "a toque de caixa" fosse realizada pela Prefeitura. O secretário Municipal de Esportes, Pablo Almeida fez duas tentativas junto ao MP para liberar o "Joaquinzão" sem a perícia do CREA. Ele chegou a afirmar à Rede Sul de Notícias que a equipe de Guarapuava jogaria apenas duas partidas no Ginásio do Trianon, que também foi reformado para os jogos do Paranaense de Futsal.

Parte do piso que vai revestir a quadra temporariamente já foi entregue por uma empresa de Cascavel. O Guarapuava Futsal, porém, tem outros dois jogos marcados para o Trianon (neste sábado , 17, contra o Clevelândia e na quarta, 21, contra o Maringá).

Enquanto o "Joaquinzão" continua interditado ainda não foram apontadas as causas que provocaram a soltura da lasca do psio que feriu mortalmente o jogador. A delegada-chefe da 14a Subdivisão Policial, Maritza Haisse, que assumiu a responsabilidade das investigações iniciadas pela delegada Maria Niza Nanni, encontra-se em reunião na manhã desta quarta-feira (14) e não pode atender a Rede Sul de Notícias. Sempre que é procurada Maritza manda dizer por sua secretária que só se pronunciará sobre o caso quando tiver em mãos os laudos periciais da Polícia Científica.

Informações do Cartório-Chefe, porém, mostram que o escrivão que apura o caso entrou em férias. O jogador Robson Costa morreu no dia 7 de março deste ano, um dia após o acidente. Portanto, já se passaram 44 dias da morte do atleta. O inquérito tem um prazo de 30 dias, mas poderá ser prorrogado. Não há informações se a polícia civil pediu a dilação do prazo.

Em matérias veiculadas na imprensa naconal personalidades do mundo esportivo pedem que as causas que motivaram o acidente sejam apuradas e que os possíveis culpados sejam responsabilizados. O ex-jogador da Seleção Brasileira, Sócrates, em artigo publicado na Revista Carta Capital cobra essas responsabilidades. Numa das edições o programa Esporte Espetacular (Rede Globo) considerou o acidente de Robson como o pior da história do futebol brasileiro.

Matérias relacionadas
– Na pressa, reforma no Joaquinzão pode sepultar de vez “Caso Robson” – https://redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=26966&t=Na+pressa,+reforma+no+Joaquinzão+pode+sepultar+de+vez+“Caso+Robson”+ – O "Joaquinzão" vai continuar interditado – https://redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=26948&t=O+
– Caso Róbson: polícia ainda aguarda os laudos da perícia – https://redesuldenoticias.com.br/noticia.asp?id=26867&t=Caso+Robson:+Pol%EDcia+ainda+aguarda+laudos+da+per%EDcia

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.