22/08/2023

Casa Nazaré acolhe pacientes da região em Guarapuava

Projeto, porém, também precisa ser acolhido pela sociedade

casa Nazaré 3

Refeições e pernoite são oferecidos a pacientes (Foto: Divulgação)

O local foi criado para abrigar acompanhantes de pessoas enfermas e pessoas em tratamento de saúde que vem a Guarapuava, oriundas de municípios da região. Mas como todo trabalho voluntário, o projeto social precisa do apoio da sociedade.

Criada em abril de 2016, a “Casa Nazaré é uma iniciativa dos padres da Congregação da Paixão de Jesus Cristo,  sediados na Paróquia Santa Cruz. A iniciativa se somou ao projeto “Paixão Pela Vida”, que assiste mais de 80 famílias por mês, chegando a 300 atendimentos em anos anteriores.

De acordo com o padre José Francisco do Nascimento, para que a ideia se tornasse prática, os sacerdotes que moravam na Casa Paroquial, em 2015,  se mudaram para um local menor cedendo a antiga residência para o projeto.

“Daí vieram outros projetos de acolhimento aos moradores de rua, hoje assistidos pelo Vidas Por Vidas com distribuição gratuita de refeições noturnas aos irmãos que se encontram em situação de rua em nossa amada cidade de Guarapuava”.

A Casa Nazaré tem 40 pessoas para pernoite, mas a demanda já exige ampliação desse espaço. “Estamos trabalhando para ampliar o espaço de acolhimento noturno; para o dia o número aumenta, e já se elevou a 70 acolhidos para almoço oferecido gratuitamente, além de café da manhã, lanche e jantar”. Segundo o sacerdote, doadores anônimos diariamente levam o necessário para cama, mesa, banho; material de limpeza, higiene pessoal e alimentação.

São pessoas que precisam de hemodiálise, fisioterapia e outras atendimentos especializados. Um veículo Kombi cedido como empréstimo pela Congregação passionista garante o transporte de pacientes e familiares até o local do tratamento.

“Já tivemos caso em que o acolhido ficou 58 dias, e também mães que deram à luz prematuramente, aumentando necessariamente, a permanência na casa, a exemplo de uma criança que veio ao mundo no sexto mês de gestação. Assim, o limite da estadia é o desfecho médico, tanto no São Vicente quanto no Santa Tereza, nossos grandes parceiros no acolher bem”.

Entretanto, Como qualquer outra residência, há contas de luz, telefone e outras. “Com o auxílio da Paróquia Santa Cruz e algumas pequenas doações esporádicas nos viramos nos trinta para manter o projeto vivo”.

De acordo com o padre José, uma loja de departamento em Guarapuava arrecadou R$ 34 mil com o projeto Troco Solidário, doados por clientes. O valor já foi entregue e será aplicado no projeto, com posterior prestação de contas.

VOLUNTARIADO

Quem desejar voluntariar-se no projeto “Casa Nazaré” ou em algum outro projeto social da Paróquia santa Cruz, basta entrar em contato com a secretaria paroquial pelo telefone 3623-1801 ou pelo e-mail: santacruz@diopuava.org.br. E aos que desejem ajudar a manter a “Casa Nazaré”, com a doação de recursos financeiros, e os demais projetos, doe pela Caixa Econômica Federal, conta corrente 0389/003/7623-7. A casa é aberta também durante o dia para quem desejar conhecer. O endereço é Rua Padre Salvador Renna, 961.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.