22/08/2023



Política

Denise Arruda se aposenta do STJ

imagem-15207

Da redação – A ministra Denise Arruda (foto) se aposenta de deixa o Superior Tribunal de Justiça (STJ) após mais de seis anos integrando a mais alta corte infraconstitucional do país. A concessão da aposentadoria da ministra pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicada na edição de terça-feira (6) do Diário Oficial da União.
Denise Arruda nasceu em Guarapuava e foi a quarta mulher a chegar ao STJ e a primeira pelo Paraná.
Terceira indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Superior Tribunal, Denise Arruda formou-se em Direito em 1963, pela Universidade Federal do Paraná. Em 1966, ingressou na carreira da magistratura, onde atuou na Sétima Câmara Cível e no IV Grupo de Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), corte que deixou para compor o STJ.

A sua trajetória na Magistratura foi referenciada pelo ministro Nilson Naves, como  "um exemplo autêntico de dignidade e cidadania; é também uma história notável de convicções e esmero. E mais: é um sinônimo perfeito de paixão pela justiça, virtude suprema e valor universal da alma humana e do Estado". 
Magistrada há quase 50 anos, Denise Arruda  julgou casos importantes como a suspensão do limite de horário pra a entrada de advogados nos fóruns e tribunais paulistas e o reconhecimento de que o Código de Defesa do Consumidor deve ser aplicado às instituições financeiras. 

Entre tantas atuações, foi de sua relatoria o julgamento que tratou da competência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo