22/08/2023
Segurança

Vai começar o julgamento de Carli Filho

Júri terá início às 13 horas desta terça e seguirá até a quarta em Curitiba

tribu

Daqui a quatro horas e meia terá início o julgamento final do ex-deputado Fernando Carli Filho, nesta terça feira (27), às 13 horas, acusado de duplo homicídio com dolo eventual pela morte, em 2009, de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. Por se tratar de um crime doloso contra a vida, o julgamento, que está previsto para prosseguir até quarta (28), será realizado pelo Tribunal do Júri, instância em que a decisão cabe a um conselho de jurados formado por cidadãos da cidade onde ocorreu o acidente fatal, Curitiba.

O ex-deputado foi denunciado pelo Ministério Público do Paraná, ainda em 2009 e, após uma série de recursos apresentados pela defesa no Tribunal de Justiça do Paraná, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, o julgamento foi marcado. Pelo Ministério Público do Paraná, atuarão na acusação os promotores de Justiça Marcelo Balzer Correia (autor da ação contra o ex-deputado em 2009) e Paulo Markowicz de Lima.

O MPPR sustenta a ocorrência de duplo homicídio com dolo eventual, ou seja, que o ex-deputado assumiu o risco de matar, ao dirigir em alta velocidade e após ingerir bebida alcoólica. Além disso, o MPPR acusa Carli Filho de violar a proibição de dirigir, já que ele estava com a carteira de habilitação suspensa no momento do acidente por excesso de multas e pontos.

O julgamento terá início após a definição dos jurados. Entre um grupo de 25 pessoas previamente convocadas pela Justiça, serão definidos, por sorteio, os sete que irão compor o Conselho de Sentença. Em seguida, serão ouvidas as testemunhas: são 12 no total, de acusação e de defesa. Na sequência, é realizado interrogatório com o réu, e depois ocorre o debate entre acusação e defesa. É este momento em que as partes sustentam suas teses sobre o ocorrido para os jurados, que tem a previsão de consumir a maior parte do tempo do julgamento. os quais se reúnem após as falas para proferir a decisão do Conselho de Sentença. Por fim, o juiz proclama a sentença, que é lida em plenário diante do réu e de todos os presentes.

A imprensa nacional e internacional está presente em Curitiba. Foram distribuídas senhas pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O portal RSN fará a cobertura com o jornalista Rogério Thomas. Ele está em Curitiba desde ontem, segunda (27). Lives e informações em tempo real estarão sendo postadas no portal durante os dois dias de julgamento.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.