22/08/2023

Sem repasse do SUS médicos podem ter salários atrasados

Hospital precisa lidar com atraso dos repasses do governo, mas garante que salários do restante dos colaboradores estão em dia

aac8f083-f3e7-41d7-97be-0f799711df7b

O atraso no repasse de verbas de custeio do Sistema Único de Saúde (SUS) pode provocar o atraso no salário de médicos do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. De acordo com a administração do hospital de caridade, esse atraso por parte do Governo está acontecendo desde outubro de 2017. A justificativa oficial é de que o sistema usado para agilizar os repasses foi mudado e os ajustes ainda não foram concluídos. Dessa forma todos os recursos estão sendo feitos via nota manual, o que acaba atrasando a entrega da verba para os hospitais.

De acordo com o São Vicente,  até esta quarta feira (28), os salários dos médicos estão em dia e passará a ser considerado com atraso a partir desta quinta feira (1º), caso não haja o repasse do Governo previsto para acontecer na sexta (02).

Quanto ao atraso de salário para o restante 537 colaboradores, como o portal RSN foi informado, o hospital garante que sempre esteve em dia. Mesmo tendo que controlar os gastos a prioridade é a folha de pagamento que chega a R$ 1 milhão por mês, assegura a administração.

Funcionários do hospital garantem que nunca tiveram seus salários atrasados e que os pagamentos deste mês já estão na conta. Adrion Toledo trabalha no hospital há 27 anos e afirma que todo esse tempo nunca teve problema com pagamento. “Nosso pagamento não atrasa, na verdade, ele sai até antes do prazo que o hospital tem para pagar”.

De acordo com o departamento de RH do hospital, os salários sempre são pagos geralmente entre os dias 28 e 30 de cada mês. Ainda segundo o RH, as férias também são pagas como está previsto em lei, ou seja: em dia.

Ainda nesta semana, a administração fará uma prestação de contas dos recursos recebidos e investidos pelo hospital.

 

Foto: RSN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.