O sistema prisional de Guarapuava foi tema de debate nesta terça feira (06). Uma audiência, que reuniu o diretor-geral do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), Luiz Alberto Cartaxo Moura, o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, deputado Artagão Júnior, o juiz da Vara de Execuções Penais, Marcelo Pietroski, a promotora Marcia Broietti, e o chefe de cadeia da 14ª SDP, Roberto Chagas, reiterou mais uma vez a necessidade de encontrar soluções para os problemas em Guarapuava.
Um dos assuntos discutidos foi a possibilidade da construção de um centro de triagem ao lado da PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava). Além disso, foi mais uma vez destacado o fato de que a cadeia da 14ª SDP, que está com 380 presos num espaço para 166.
O secretário Artagão Júnior explicou que foi discutido com o diretor-geral o sistema como um todo, no sentido de encontrar soluções. “Precisamos estancar o problema da superlotação, rebeliões e demais questões envolvendo a segurança pública do município”, disse. Cartaxo afirmou que visitará Guarapuava dentro dos próximos dias para averiguar de perto todo o sistema carcerário e encontrar uma solução em conjunto.