Um grupo de estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) está realizando um protesto no ato de inauguração do novo acesso ao Cedeteg na manhã desta sexta feira (16). Os estudantes estão exigindo a regularização do calendário acadêmico e a contratação dos novos professores. “Esta obra é muito bonita e vai contribuir para a nossa segurança. Mas o que nós realmente precisamos é a normalização do calendário acadêmico, com a contratação dos professores e dos agentes universitários. Se o calendário for suspenso agora, nós teremos muitos prejuízos, pois as aulas serão recuperadas de qualquer jeito, às pressas e de forma atropelada. A qualidade de ensino vai ser prejudicada”, afirma Bruna de Souza Pinto, acadêmica do terceiro ano de Educação Física.
Cerca de 60 acadêmicos estão participando do protesto, com cartazes e gritos de ordem.
CALENDÁRIO SUSPENSO A PARTIR DE SEGUNDA
Por sua vez, o reitor da Unicentro, Aldo Bona, parabenizou a atitude dos acadêmicos e elegiou a iniciativa, mas disse que, caso o Governo do Paraná não libere a contratação ou replicação da carga horária dos professores e dos agentes universitários até o final da tarde de hoje (16), o calendário acadêmico da Unicentro estará suspenso a partir de segunda feira (19). “Os acadêmicos estão de parabéns, eles estão exigindo aquilo que já estamos pleiteando desde outubro do ano passado junto do Governo do Paraná. A Secretaria de Estado do Ensino Superior já se aceitou e entendeu a urgência da nossa reivindicação. Porém, não podemos fazer nada se a Secretaria de Fazenda se sente no direito de bloquear essa necessidade. Por isso, entendemos ser mais importante suspender o calendário agora, do que ter mais prejuízos para a frente. Se não houver a liberação da nossa necessidade hoje, a partir de segunda (19) o calendário acadêmico da Unicentro está suspenso”, enfatizou Aldo Bona.
O anuncio da paralisação das aulas na Unicentro a partir da próxima semana já havia sido feita pelo reitor Aldo Bona à RSN. LEIA MAIS AQUI