22/08/2023


Cotidiano

Projeto Florescer rende prêmio à professora

Ariane Pereira, da Unicentro, recebeu o título de Mulher Cidadã

ariane

Um projeto de atividade extensionista que trabalha no combate a violência contra a mulher, a partir da produção de materiais de comunicação deu à professora Ariane Pereira, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o título de Mulher Cidadã, outorgado pela Câmara de Vereadores de Guarapuava.

A indicação da professora de Comunicação Social, é consequência do trabalho que vem sendo desenvolvido, desde 2015, com o projeto Florescer que trata da produção impressa e de vídeo com depoimentos de mulheres que sofreram a violência doméstica. O projeto, entretanto, nasceu e 2015, na disciplina de Projeto Experimental, da Unicentro. A matéria, que visa ampliar a visão dos acadêmicos do último ano do curso de Jornalismo, também busca o desenvolvimento social, por meio do olhar sobre o outro. E esse ‘olhar’ motivou os atuais jornalistas Caio Budel, Isabela Lessak, Nádia Moccelin, Naiara Persegona e Priscila Schran, a desenvolver o trabalho, sob orientação da professora Ariane Pereira. Premiado, o trabalho transformou-se em atividade de extensão da universidade.

De acordo com Ariane, os materiais  produzidos mostram a história de vida de mulheres vítimas de violência, que conseguiram fazer a denúncia, que conseguiram se livrar do agressor. Enfim, mulheres que floresceram, que conquistaram uma vida nova sem violência, sem sofrimento, sem dor.

Pedrinho, professora Ariane e o vice reitor Osmar Ambrosio (Divulgação)

Números do Ministério Público mostram que a cada 11 minutos uma mulher é vítima de violência sexual no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 07 de março deste ano, apontam que ainda há preconceito no trabalho. Mesmo tendo mais qualificação, as mulheres ganham, em média 30% a menos que os homens ”, explica a professora Ariane sobre o projeto e as motivações para desenvolvê-lo.

Além dela, também estavam entre as homenageadas a deputada estadual Cristina Silvestri, autora do Projeto de Lei do Botão do Pânico, e a ex-vice-prefeita Eva Schran de Lima, criadora da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, também estavam entre as homenageadas deste ano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo