Policiais civis e militares encontram-se em Pitanga nesta segunda feira (19) cumprindo diligências em busca da quadrilha que assaltou três agências bancárias na madrugada de hoje. Dois morreram e outras duas pessoas que nada tinham a ver com o assalto foram feridas. Ambos os feridos são moradores de Pitanga.
De acordo com a polícia, quatro veículos já foram recuperados: um deles perto de uma das agências atingidas e outros três na zona rural. Os dois mortos já foram identificados e, inclusive, eram suspeitos de participações em outros assaltos com estratégia semelhante.
Entenda: Troca de tiros entre polícia e assaltantes deixa dois mortos em Pitanga
+ Na fuga, bandidos incendeiam ônibus de romeiros na PR 466
Segundo a Delegacia de Polícia Civil, uma das subordinadas à 14ª Subdivisão Policial (SDP), equipes acabaram de chegar (11h31) de investigações, mas novamente saíram. Segundo a Civil de Guarapuava, investigadores e um dos delegados também estão em Pitanga. A delegacia de lá tem como titular o delegado Wellinton Yugi Daikubara.
O CASO
Era 0h35 da madrugada desta segunda quando a plantão da PM recebeu várias informações anônimas sobre a presença de pessoas suspeitas próximas às agências bancárias.
“Quando as equipes se preparavam para sair da sede da companhia, três veículos passaram em frente ao aquartelamento realizando disparos contra os policiais”, informou a PM ao RSN.
Após ficarem em local seguro, os policiais começaram a reagir contra os quadrilheiros, sendo possível ver mais de 20 assaltantes armados com fuzis, realizando explosões nos caixas eletrônicos e cofres das agências bancárias. Os autores conseguiram explodir as três agências levando o dinheiro. O valor levado ainda não foi divulgado.
Na troca de tiros dois assaltantes foram atingidos fatalmente. Perto de uma das agências, um veículo Duster foi abandonado, estando com vestígios de sangue, o que levanta a hipótese de outros assaltantes terem sido atingidos. Dentro havia uma submetralhadora calibre 9mmx19mm, com um carregador com 30 munições, duas pistolas PT 840, calibre 40 S&W, uma delas com numeração raspada, três carregadores de pistola PT 840, explosivos, um cilindro típico para arrombar caixas eletrônicos, ferramentas e apetrechos chamados de “miguelitos”, que são usados para furar os pneus dos automóveis. Esse veículo estava com placa falsificada, com alerta de roubo em Curitiba.
Durante buscas pela região de Pitanga, equipes localizaram mais três veículos abandonados na área rural, sendo um VW Saverio, um Chevrolet Agile e um Chevrolet Cruze.
Os demais integrantes da quadrilha conseguiram fugir, mas estão sendo buscas e bloqueios com equipes de toda região.
Para dificultar a perseguição policial, a quadrilha roubou um ônibus de turismo na Rodovia PR 466, divisa entre os municípios de Pitanga e Manoel Ribas, e atearam fogo, bloqueando a passagem de qualquer tipo de veículo.