22/08/2023


Outono chega trazendo chuva e calor

A estação influencia no milho safrinha e será preciso cuidar das hortaliças

Outono em Curitiba. Bosque do Papa.Foto: José Fernando Ogura

Folhas de outono (RSN)

Às 13h15 desta terça feira (20) começa a estação da dormência, o Outono, que seguirá até às 7h07 de 21 de junho. Segundo a previsão climática do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação entra com chuvas e temperaturas variando de 18ºC a 32ºC no Estado. Em Guarapuava, neste primeiro dia da nova estação, a temperatura oscilará entre a mínima de 18 e a máxima de 27 graus.

De origem latina, a palavra outono significa época propícia para as colheitas  na agricultura. Suas principais características são a queda das folhas das árvores em nuances amarelas e vermelhas e dos frutos amadurecidos sobre a terra, o tom acinzentado do céu, o abrandamento das temperaturas e as noites que começam mais cedo. Nas artes, a estação está associada a nostalgia, melancolia e introspecção.

A estação também influencia na semeadura. Quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior é o risco para as lavouras, que ficam suscetíveis a danos e perdas por geadas a partir de maio, alertam as pesquisadoras em agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais e Angela Costa. Semeado com atraso devido à colheita tardia da soja causada pelo excesso de chuvas no verão, o milho safrinha estará em estágio de floração e frutificação.

A cultura do trigo deve desenvolver-se normalmente, pois estará na fase vegetativa, tolerante a baixas temperaturas. Em caso de previsão de geada, as plantações de hortaliças e café devem ser protegidas conforme as orientações técnicas do Iapar.

Quanto mais tarde o milho safrinha for semeado, maior é o risco para as lavouras, que ficam suscetíveis a danos e perdas por geadas a partir de maio, alertam as pesquisadoras em agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Heverly Morais e Angela Costa. Semeado com atraso devido à colheita tardia da soja causada pelo excesso de chuvas no verão, o milho safrinha estará em estágio de floração e frutificação.

A cultura do trigo deve desenvolver-se normalmente, pois estará na fase vegetativa, tolerante a baixas temperaturas. Em caso de previsão de geada, as plantações de hortaliças e café devem ser protegidas conforme as orientações técnicas do Iapar.

AUMENTO DE CHUVAS

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam a probabilidade de um pequeno aumento de chuvas no Sul do continente americano, confirmando o comportamento histórico do clima no Paraná durante o outono. “As chuvas devem variar muito entre as regiões, porém as variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica”, observa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia.

A previsão indica chuvas dentro da normalidade nas regiões Central e Centro-Sul do Paraná. No Oeste, Sudoeste e Noroeste, a tendência é de chuvas um pouco acima da normalidade durante a estação. As ocorrências devem diminuir um pouco no Litoral, na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte Central. Em todo o Sul Brasil, segundo o Inmet, os volumes totais de chuvas devem variar entre 150 e 400 milímetros.

“A estação caracteriza-se pelo aumento de aglomerados de nuvens que podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas”, explica Duquia. Enfraquecido durante o verão, o fenômeno La Niña – que resfria as águas do Oceano Pacífico – continua a perder força, conforme sugere a análise dos dados da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA).

O outono costuma registrar nevoeiros e geadas mais frequentes nas regiões serranas do Sudeste e do Sul do país. A partir de maio, ondas de frio tornam-se mais constantes devido às frentes que se deslocam na área. Segundo o boletim do Inmet, as temperaturas tendem a ficar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio: as mínimas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC e as máximas entre 18ºC e 28ºC.

 

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo