22/08/2023


Mais 57 cidades contam com helicóptero para socorro médico

As demandas de Guarapuava serão atendidas pela base de Ponta Grossa

normal_OKDX2297

O Governo do Estado estendeu o serviço aeromédico para mais 57 municípios paranaenses, das regiões de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba. A sede da nova base foi inaugurada pelo governador Beto Richa nesta segunda-feira (19) no aeroporto municipal de Ponta Grossa. O helicóptero do Governo do Estado vai atender um raio de 250 quilômetros.

De acordo com o chefe da 5ª Regional de Saúde em Guarapuava, Márcio Brunsfeld, as demandas de serviço aeromédico que surgirem no município serão atendidas por Ponta Grossa.

Durante a inauguração o governador do Estado, Beto Richa, o uso de helicópteros e aeronaves a serviço da saúde é um dos principais programas do nosso governo. “É um sucesso absoluto”, disse. Ele informou que as quatro bases existentes já realizaram 10 mil atendimentos.

O governador enfatizou que hoje todo o território paranaense já é coberto pelo atendimento aeromédico, com bases de Cascavel, Maringá, Londrina, Curitiba e, agora, Ponta Grossa. Além disso, a população também conta com um avião UTI, além de outras três aeronaves da Casa Militar, que são utilizadas para serviço médico, sempre que necessário.

“Milhares de vidas salvas, nenhum óbito registrado durante o transporte, devido à agilidade do atendimento, aos equipamentos de última geração e à equipe médica qualificada. São serviços que deixamos à disposição dos paranaenses, e com muita qualidade”, afirmou Richa.

O serviço aeromédico, ele lembrou, também contribuiu para que o Paraná desse um salto na questão de transplante de órgãos. “Saltamos do décimo colocado no ranking nacional de transplante de órgãos para a segunda colocação”.

Foto: AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo