Da redação – A quarta etapa da vacinação contra a nova gripe, que teve início no sábado (24), é direcionada aos doentes crônicos, inclusive os maiores de 60 anos, que podem também tomar a vacina contra a gripe sazonal. “Estas pessoas devem ser imunizadas, pois, de acordo com estudos do Ministério da Saúde, podem ter complicações em seu quadro clínico caso contraiam a doença”, explica o secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior. Mas não são todos os doentes crônicos que podem ser vacinados pela estratégia do Ministério da Saúde.
“Não são todos os doentes crônicos que têm direito à vacina contra a Influenza A. O Ministério da Saúde, ao analisar a pandemia de 2009, constatou que, entre os casos da nova gripe, o vírus se manifestou com maior gravidade em portadores de certos tipos de doenças crônicas”,afirma o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Lúcio dos Santos.
Ele lembra que doentes crônicos respiratórios, cardiovasculares, hepáticos, renais, sanguíneos, imunodepressivos, diabéticos e de grande obesidade apresentaram alto índice de vulnerabilidade durante a pandemia de 2009 e por isso fazem parte deste grupo estratégico.
“Normalmente, os portadores dessas patologias já frequentam unidades básicas de saúde e por isso são acompanhados regularmente pelos profissionais de saúde. Para evitar a burocracia e facilitar o acesso à vacina, não é necessária a apresentação de comprovação da vigência de doença crônica”, completa Santos. Para a vacinação, a pessoa deve se identificar como portador de uma doença integrante do grupo estratégico estabelecido pelo Ministério e estar munido de seu documento de identidade e/ou a caderneta de vacinação.
A Secretaria da Saúde informa que esta etapa da vacinação contra a nova gripe vai até o dia 7 de maio, mesma data do fim da campanha anual de vacinação do idoso contra a influenza sazonal.
Até a manhã desta segunda-feira (26), segundo balanço da Secretaria, 2,8 milhões de pessoas foram imunizadas contra a nova gripe. O total de idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, cuja vacinação iniciou no sábado, está em 126 mil.
Confira quais doentes crônicos devem receber a vacina:
– pessoas com grande obesidade
– indivíduos com doença respiratória crônica desde a infância
– indivíduos asmáticos
– indivíduos com doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória
– pessoas com imunodepressão
– pessoas com diabetes
– pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras
– doenças respiratórias crônicas
– pessoas com doença hepática
– pessoas com doença renal
– pessoas com doença hematológica
– pessoas com tratamento contínuo com salicilatos (aspirina e outros)
– pessoas portadoras de cardiopatias
– hipertensão arterial pulmonar.
Fonte: Agência Estadual de Notícias