As fortes chuvas que caíram no final de semana provocaram deslizamentos nas estradas rurais do município de Candói. Em cerca de uma hora choveu aproximadamente 160 milímetros segundo o Simepar.
Na comunidade de Cachoeira, que fica cerca de 25 quilômetros da sede, parte da estrada cedeu. Uma cratera se formou no meio da estrada, rompendo parte do trecho. O bueiro não suportou a força da água.
Em outros trechos, a chuva causou o deslocamento do cascalho que havia sido colocado, devido a intensidade das correntezas que arrastavam as pedras para o meio da estrada.
O município possui ao todo 3700 mil quilômetros de estradas rurais que são readequadas frequentemente. Entretanto, devido a intensidade de chuvas no mês de janeiro e as fortes chuvas ocorridas nesta semana, o processo de manutenção das vias principalmente as linhas do transporte escolar acabaram sendo danificadas. Com grandes volumes de chuvas sarjetas e valas não suportaram a força das águas, e por isso houve o deslocamento do cascalho.
O secretário de Obras da Prefeitura, Antônio Carlos de Araújo (Carlão) disse que o cascalhamento terá que ser refeito.
“Nós estávamos quase concluindo o trabalho faltando apena dois quilômetros, mas agora vamos ter que recomeçar tudo de novo, readequando, e fazendo limpezas no bueiros, reabrindo as sarjetas, para então cascalhar novamente”.
O prejuízo não se limitou apenas nas estradas, mas também nas residências. Muitos moradores ficaram “ilhados” por causa do alagamento.
“Choveu muito em pouco tempo, começou de tardinha e de repente estava tudo alagado aqui no pátio. Eu tenho criação de porcos e ficou muito difícil o acesso para tratar eles, fora a sujeira e o barro”, relatou Leozil Alvez da Silva, moradora da comunidade de Cachoeira.
De acordo com o prefeito Gelson Costa, a prefeitura tem trabalhado constantemente na recuperação das estradas rurais.
“Nós temos o compromisso com os agricultores e moradores da área rural de deixar as estradas em boas condições de locomoção, por isso, vamos trabalhar constantemente nesse setor”, disse.