22/08/2023



Esportes

Conheça as promessas do esporte guarapuavano

imagem-15471

Guarapuava – Eles tem se destacado em competições regionais e estaduais mesmo tendo entre 7 e 11 anos e hoje são a maior esperança do esporte guarapuavano. Futuramente eles tentarão repetir o desempenho de atletas locais como atirador Rodrigo Bastos, os ciclistas Marcos Cruz e Giovani Pereira, competidores da cidade que tem se destacado em disputas estaduais, nacionais e até internacionais, caso específico de Bastos. Conheça algumas das promessas do esporte local.

Carlos Daniel de Almeida, tenista, 11 anos

Carlinhos, como é mais conhecido, pratica o esporte desde os três anos – ele ia ao Guaira Campestre com seu pai Acir, responsável pela manutenção da quadras do clube. Hoje, ele faz parte do projeto “Tô no Tênis”, realizado pela agremiação e destinado a crianças carentes da Vila Concórdia, se destacando em competições regionais e estaduais. 

Carlinhos, que treina duas vezes por semana no clube, ficou com o vice-campeonato no Torneio Regional, realizado em Guarapuava há algumas semanas, e será um dos quatro representantes da cidade em uma competição que acontece em Pato Branco no fim de semana.
“Ele tem o dom de jogar e já participade torneios há cinco anos. Este ano, o Carlinhos joga o circuito paranaense enfrentando atletas de até 12 anos, geralmente mais fortes do que ele. Mesmo assim, tem conseguido jogar de igual para igual com qualquer um”, elogia o técnico Agnaldo Silva. “O ano bom dele na categoria será em 2011. Ano passado, jogando até 10 anos, o Carlinhos participou de várias finais e semifinais, terminando entre os melhores do Paraná”, destaca.

Henrique Adriano, judoca, 10 anos

Há uma semana, o garoto venceu o Campeonato Regional de judô, realizado em Ponta Grossa. No mesmo fim de semana, ele havia faturado ainda o vice-campeonato Paranaense na categoria mirim. Henrique, que treina duas vezes por semana no Gresga durante uma hora e meia, venceu também algumas competições realizadas em Guarapuava ano passado.
“Ele se esforça bastante e leva as competições bem a sério, tomando cuidado, inclusive, com relação ao peso, já que compete na categoria para até 40 quilos”, destaca … Adriano (Márcio, por favor cheque o nome da mãe com a Cristina; ele está em e-mail que ela recebeu na segunda-feira), mãe do atleta.

Weslley Vivi, corredor, 7 anos (foto)

O mais novo da turma, Weslley, filho do também corredor Dirceu Vivi, venceu a Corrida Rústica de Palmas, realizada há uma semana e meia. Foi o bicampeonato do jovem corredor na competição. Como raramente existem competidores nessa idade, ele normalmente disputa com atletas mais velhos.

Weslley já venceu seis provas até hoje e começou a se interessar pelo esporte ao acompanhar o pai nos treinamentos. “Mas como ele é ainda muito jovem, o atletismo tem apenas fins apenas recreativos. Às vezes ele faz questão de ir aos treinos comigo. Em outras, prefere jogar bola, brincar com os amiguinhos”, comenta Dirceu, destacando que em véspera de provas o interesse do garoto pelo esporte aumenta.

“O Weslley se dá melhor em provas de fundo, pois tem menos força que os outros garotos, maiores do que ele. Apesar disso, ele corre no máximo provas até 3 mil metros. Como o Weslley ainda é pequeno e está em fase de crescimento, tenho muito cuidado para a carga de esforço no comprometa a estrutura óssea dele”, afirma o pai-coruja.

Outros destaques

Além dos jovens atletas já citados, Guarapuava possui ainda outros competidores que vem se destacando este ano em suas modalidades, apesar da pouca idade, casos de Ronaldo César de Ramos no atletismo, Nathan Félix Poletto (foto) no motocross e Kevin Prestes no bicicross. Caberá a eles representar, e bem, o esporte guarapuavano no futuro.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo