O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrará uma cidade calma em Quedas do Iguaçu, sem protestos contrários, como enfrentou em Francisco Beltrão e em Foz do Iguaçu. A chegada está prevista para às 12 horas desta terça feira (27). De acordo com informações repassadas ao RSN, apoiadores da caravana se concentram na praça central da cidade à espera do ex-presidente, a maioria ligada ao MST. Nenhuma estrada foi bloqueada. A Polícia Militar montou esquema de segurança com muitas viaturas e cerca de 150 policiais.
O município sedia o maior assentamento agrário do país, o Celso Furtado, que fica entre Quedas e Rio Bonito do Iguaçu. A área na qual está hoje o assentamento estava sob controle da madeira Araupel quando, em 10 de maio de 1999, foi ocupada por quase duas mil pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).
Em 2003, o movimento precisou se radicalizar e ocupou o silo da empresa, ação mais conhecida que acabou obrigando a empresa negociar e colocar as terras à disposição da reforma agrária.
Oficialmente, o assentamento foi criado em 2004 pelo então presidente Lula, mas as terras da Araupel permanecem em disputa judicial. O Incra acionou a justiça pois a empresa solicitou indenização pelo território porém, haviam suspeitas de que as terras fossem griladas e na verdade pertenciam a União. Quatorze anos depois, o Incra já venceu na primeira e segunda instância e aguarda um último julgamento.
Em seguida, a caravana seguirá a Laranjeiras do Sul.