Matéria atualizada às 07h44 para inclusão de nota oficial do PT de Guarapuava
A organização da caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a vida a Guarapuava por questões de segurança. De acordo com o presidente do PT em Guarapuava, Antenor Gomes, Lula foi vítima de emboscada na tarde de ontem (27) no trajeto entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Segundo Antenor, vários tiros foram disparados contra o ônibus onde Lula viajava. Dois de três ônibus foram atingidos. Segundo informações da caravana, um dos veículos tem marcas de dois tiros na lataria e outro no vidro. O ônibus transportava jornalistas de blogs e sites independentes, além de repórteres estrangeiros. Não houve feridos.
“Considerando a gravidade desse fato que pôs em risco a vida do ex-presidente e sua comitiva, bem como as manifestações de ódio, intolerância, violência e covardia demonstradas nos últimos dias por grupos minoritários da elite reacionária, o Partidos dos Trabalhadores de Guarapuava, em atitude de prudência, comunica que não mais haverá o ato de recepção e apoio na Praça Cleve”, disse Antenor em nota.
EXTRAOFICIAL
Apesar de declarações dos grupos de apoio de Lula garantindo a presença do ex-presidente em Guarapuava, a cidade nunca foi incluída na rota oficial da caravana. Se viesse a se concretizar, a passagem seria uma “quebra” na agenda de Lula, que entraria no município como um ato de demonstração de apoio aos manifestantes que se organizaram para o ato a favor do ex-presidente na Praça Cleve.
Foto da capa: Daniel Teixeira/Estadão