22/08/2023
Guarapuava

De 10 mil empresas ativas, menos de 10% estão na ACIG

Uma das metas da diretoria eleita é descentralizar a entidade e atrair novos associados

Centro-Guarapuava

Com um universo de mais de 10 mil CNPJs ativos em Guarapuava, dos quais menos de 10% são atendidos pelos serviços prestados pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), a nova diretoria eleita quer mudar esse cenário.

Uma das metas é levar a entidade até os bairros e distritos de Guarapuava para explicar os benefícios que a entidade oferece. De acordo com o gerente administrativo Paulo Roberto Santos de Lima, muitos empreendedores não chegam até a entidade pelo visual da sede, achando que os associados são médios e grandes empresários. “Cerca de 90% dos nossos associados são micro e pequenos empreendedores”, afirmou ao Portal RSN.

Para ampliar o número atual de 906 associados, de acordo com o presidente eleito Cledemar Antonio Mazzochin, os diretores tem planos. “Muitas vezes quando se fala em comércio as pessoas só lembram do Centro da cidade. “Mas é muito importante também reconhecermos a força dos empresários dos bairros e das comunidades de interior. Nós precisamos, cada vez mais, fazer com que este comércio se fortaleça”. Segundo ele, a característica de atuação da nova equipe será aproveitar o momento que Guarapuava vive, com os investimentos que estão sendo feitos, para fortalecer e expandir o comércio e, sobretudo, o cooperativismo.

Cledemar Antonio Mazzochin (Divulgação)

Na prática a nova diretoria pretende fazer um rodízio de reuniões mensais, principalmente, nos distritos de Guarapuava, para ouvir demandas dos comerciantes e auxiliá-los no que for necessário. Outra ideia é trabalhar juntos ao comércio das Ruas de Bairros, projeto implantado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho em trecho da Rua Saldanha Marinho, na Vila Bela, Santana e Cristo Rei.

A realização de campanhas de incentivo às vendas e de valorização do que o comércio local oferece, além de fomentar o giro de capital, visa também conter a evasão de compras em outros centros. “Queremos mostrar que tudo o que se busca lá fora pode ser encontrado aqui”, disse Paulo de Lima.

A ampliação e parcerias com o Sistema S (Sesc, Senac, Senai), com o Sebrae. Cursos de capacitação, palestras, rodadas de negócios, entre outros eventos também são objetivos da diretoria eleita que também quer fortalecer a representatividade da Acig. Os novos diretores serão empossados em 21 de julho de 2018.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.