O maior centro de educação tecnológica do Paraná, o Instituto Federal de Educação (IFPR), entrou na pauta de reivindicações da deputada Cristina Silvestri. Amparada em um estudo sobre a vocação sócio-econômica da Região Central do Paraná, realizado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, a parlamentar encaminhou pedido à IFPR, para que seja instalado um campus em Guarapuava.
A solicitação foi endereçada formalmente ao Instituto e reiterada numa reunião entre a deputada Cristina Silvestri, o prefeito Cesar Silvestri Filho e os diretores de expansão e regulação do Instituto Federal, Pedro Pacheco e Renato Luiz do Nascimento.
O IFPR é considerado uma das instituições de excelência no ensino e na pesquisa de nível médio, atendendo jovens com alto potencial educacional. Além de ser uma escola federal pública e gratuita, funciona com período letivo de três anos, o ciclo normal do ensino médio, mais um ano voltado exclusivamente para a área tecnológica.
“Vamos levar à frente esse trabalho, em busca de mais esta conquista, por reconhecer a importância do Instituto Federal”, declarou Cristina Silvestri. Segundo ela, o IFPR vai dar uma grande contribuição para o desenvolvimento da Região Central, já que os cursos a serem implantados obedecerão ao estudo vocacional encomendado pelo prefeito Cesar Silvestri Filho.
É uma realidade concreta a possibilidade de a Região Central sediar um campus do IFPR, afirma a deputada, revelando que o Ministério da Educação pretende fazer um reordenamento no organograma de cidades do Paraná para extensão de novos cursos.
ENSINO DE QUALIDADE
Entre as diversas vantagens, que reforçam a qualidade do ensino tecnológico, é que os professores dos Institutos Federais têm qualificação mínima de mestres a doutores, muitos pós-doutores, que lecionam em Universidades Federais. Cristina Silvestri argumentou ao MEC que Guarapuava já dispõe de um campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), facilitando a interação com o ensino médio.
Outro diferencial é o projeto do Centro de Inovação Tecnológica que está sendo implementado pela Prefeitura de Guarapuava com apoio da Cidade dos Lagos. Em resposta a estas iniciativas, o empresário Odacir Antonelli ofereceu para doação uma área de 60.000 metros quadrados na Cidade dos Lagos, para abrigar o futuro campus do IFPR.
“Vamos trabalhar muito para levar mais esta grande obra à Região Central do Paraná. Eu acredito no potencial da nossa Região e nos benefícios que o Instituto Federal vai proporcionar à nossa juventude, com mais qualificação técnica e profissional, e reflexos diretos na oferta de trabalho e resultados positivos para o setor empresarial”, explicou a deputada Cristina Silvestri.