22/08/2023
Política

Justiça prorroga prisão de três diretores da Assembleia

Da redação –  A prisão temporária dos três ex-diretores da Assembleia Legislativa do Paraná (AL), presos desde a manhã de sábado (24) foi prorrogada pela Justiça nesta quarta-feira (28) por mais cinco dias a pedido do Ministério Público do Paraná.

Abib Miguel (diretor-geral), José Ary Nassiff (Administrativo) e Cláudio Marques da Silva (Pessoal) estão  sendo investigados por suspeita de desvio de dinheiro e falsificação de documentos. Outro suspeito, João Leal de Matos, que teria usado documentos de familiares para registrá-los como funcionários da AL, também continua preso.

Durante entrevista coletiva  nesta quarta-feira (28), o procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) disse que documentos comprovam que dinheiro desviado da Assembleia foi parar nas contas da Fazenda Isabel, de Abib Miguel. A propriedade de 6 mil hectares, na cidade de São João d’Aliança, em Goiás, está avaliada em R$ 50 milhões.
Ontem, terça-feira (27), o MP instaurou inquérito para investigar a contratação dos funcionários contratadoa pela AL na última década. O MP vai apurar a possívele xistência de funcionários fantasmas, o uso de servidores públicos para interesses políticos eleitorais e se agentes políticos foram empregados na Mesa Executiva da Casa.

Na mira do MP estão os deputados que ocuparam a 1.ª, 2.ª e 3.ª vice-presidências e as 1.ª, 2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª secretarias desde 2000. As investigações devem atingir pelo menos 30 parlamentares e ex-deputados.

Hoje a  Mesa Executiva é formada por deputados de oito partidos, são eles: Antonio Anibelli (DEM) – 1° vice-presidente -, Augustinho Zucchi (PDT) – 2° vice-presidente -, Felipe Lucas (PPS) – 3° vice-presidente, Alexandre Curi (PMDB) – 1° secretário, Valdir Rossoni (PSDB) – 2° secretário, Elton Welter (PT) – 3° secretário, Cida Borghetti (PP) – 4º secretário, Edson Praczyk (PRB) – 5º secretário.

Com informações do jornal Gazeta do Povo on line

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo