O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), deu posse nesta sexta feira (6) à nova governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), primeira mulher na história do estado a ocupar, de forma efetiva, o governo do Estado. A cerimônia começou pontualmente às 10 horas. Cida enfatizou, no seu pronunciamento o compromisso de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do Estado e o bem-estar dos paranaenses.
Traiano destacou que Cida Borghetti tem “sua origem na Assembleia, onde foi deputada duas vezes, e sempre manteve um excelente relacionamento com a Casa. Nos orgulhamos de ter no governo do Paraná uma governadora que fez seu aprendizado político na Assembleia. Essa boa convivência vai continuar e a governadora terá o apoio desta Casa em todas iniciativas que beneficiarem o povo paranaense”.
Após a leitura da carta de renúncia do governador Beto Richa, que deixa o governo para disputar cargo eletivo, Traiano determinou a publicação do documento e deu posse à Cida Borghetti. Após assinar o termo de posse e fazer o juramento constitucional, Cida Borghetti destacou a boa relação que mantém com a Assembleia e citou os nomes dos deputados.
A nova governadora lembrou que “hoje é um dia especial para mim e para o Paraná” e que é a primeira governadora da história do estado. Destacou as boas condições que recebe esse governo.
“Devo, em respeito à verdade, dizer que assumo o governo no melhor período. Plantamos o bem e a colheita não poderia ser melhor, finanças em ordem, serviços públicos preservados, salários pagos em dia e obras de infraestrutura e melhorias em todo o Estado. Pelo esforço empenhado e pelo resultado conquistado só há uma opção, seguir pelo carinho traçado, aperfeiçoando as ferramentas que nos dão vigor de quem faz o futuro acontecer hoje”, disse Cida.
A gestão municipalista foi outro compromisso firmado pela governadora. Ela disse que pretende trabalhar conjuntamente com os prefeitos e vereadores, em busca do crescimento do Paraná. “Quero e peço o apoio dos 399 prefeitos do Paraná. Os prefeitos conhecem bem a minha postura municipalista, e sabem que sou defensora intransigente da atenção às cidades e aos cidadãos”.
O primeiro secretário, deputado Plauto Miró (DEM), leu o termo de posse da governadora. Além dele, o segundo secretário, deputado Jonas Guimarães (PSB), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Renato Braga Bettega, o deputado federal Ricardo Barros, representando a Câmara Federal, além do reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, a desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª região, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Durval Amaral, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ivonei Sfoggia, e do defensor público geral, Eduardo Abraão, compuseram a mesa.