A Liga de Futebol de Guarapuava (LFG) registrou, em menos de quinze dias, dois casos de agressões à árbitros e delegados, por parte de atletas, em rodadas do Campeonato Veteranos – LFG 2018. Os árbitros envolvidos realizaram o boletim de ocorrência junto à Polícia Militar e aguardam o desdobramento do fato.
Diante das ocorrências, a entidade divulgou, na última terça feira (10), em sua página oficial do Facebook, uma nota de repúdio manifestando seu posicionamento acerca das agressões cometidas.
Em entrevista ao Portal RSN, o presidente da Liga, Dirceu Antônio Dalmas relatou que três atletas envolvidos nos casos foram suspensos e estão impedidos de participar de qualquer atividade promovida pela LFG. O nome dos atletas e o time que eles integram não foram divulgados. A situação deve ser mantida até o final do julgamento dos envolvidos, que ainda não tem data prevista.
Ainda segundo o presidente, a entidade se posiciona a favor da apuração e punição aos agressores. Ele ressalta que o espaço do campeonato tem intuito coletivo, de bem social.
“Nossa posição serve para incentivar a consciência dos participantes. Erros ocorrem em qualquer profissão, mas agressões não podem ser permitidas”.
Atualmente, as partidas do Campeonato Veteranos ocorrem todos os sábados, às 15h30, em campos das comunidades locais. Nove equipes participam dos jogos este ano.
Confira a nota, na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
Os Oficiais de Arbitragem e os Delegados pertencentes ao quadro da Liga de Futebol de Guarapuava (LFG) vem a público se posicionar acerca das AGRESSÕES FÍSICAS ocorridas contra os mesmos, nas últimas rodadas do CAMPEONATO VETERANO LFG – 2018.
Vale destacar que orgulhamo-nos desta honrosa função que desempenhamos, sempre com total isenção e imparcialidade! Este quadro é formado por pais e mães de família, que deixam seu lar para contribuir com o desporto e, em hipótese alguma admitiremos sermos agredidos ou ofendidos em nossa honra e nossa moral por ninguém, tampouco por qualquer atleta ou dirigente. Assim como todos os agentes participantes e que amam o futebol de Guarapuava, somos SERES HUMANOS, passíveis de erros. Um técnico pode errar ao escalar um determinado atleta, um atleta pode perder um pênalti e um árbitro errar uma interpretação da Regra. Porém, NADA JUSTIFICA UMA AGRESSÃO FÍSICA.
Os membros da arbitragem que foram agredidos, bem como todos os outros oficiais de arbitragem da LFG foram profundamente atingidos com estas agressões, por parte dos atletas, os quais deverão responder cível e criminalmente pelos atos praticados, colocando em risco a integridade física destes oficiais, bem como trazendo dúvidas sobre a lisura e o caráter de homens que entram em campo com o único objetivo de aplicar as Regras do Jogo a este esporte que tantas emoções suscitam em todos os brasileiros.
Os Oficiais de Arbitragem e os Delegados da LFG esclarecem que respeitam o trabalho sério desenvolvido pela maioria dos atletas e dirigentes esportivos, todavia NÃO ADMITE que a integridade física seja vulnerada, assim como o caráter, a honra e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana, injuriosa e covarde por alguns atletas e dirigentes DESPREPARADOS.
Guarapuava 10 de abril de 2018
João Fabio Machado Brischiliari – Diretor de Árbitros e Delegados da LFG
Dirceu Antonio Dalmaz – Presidente da LFG