Guarapuava – Ocorreu ontem (28) no salão paroquial da igreja do bairro Xarquinho, mais uma palestra sobre o funcionamento do Orçamento Participativo. A reunião contou com participação de 20 pessoas, todas da comunidade local. Foi o segundo encontro organizado por um Conselho Popular que visa divulgar a iniciativa – o primeiro foi realizado na Avenida Cascavel – e que está em funcionamento em mais de 200 cidades brasileiras.
“Nosso objetivo é explicar a comunidade como funciona o Orçamento Participativo. É uma divulgação feita sem o apoio da grande mídia e que está sendo realizada aos poucos, com o intuito de que o Orçamento Participativo possa ser implantado na próxima gestão municipal”, comenta Márcio de Siqueira, um dos membros do grupo – atualmente cerca de dez pessoas tem participado do trabalho.
Para que o Orçamento Participativo seja criado é necessário que 5% dos eleitores da cidade assinem um documento pedindo a implantação do mesmo – em Guarapuava seriam necessárias 4,5 mil assinaturas. Com a iniciativa, o destino de uma parte do orçamento municipal passa a ser decidido diretamente pelos moradores, de acordo as principais necessidades locais.
Foto: comunidade do bairro Xarquinho durante a palestra (Nagel Coelho/Rede Sul)