22/08/2023
Educação Paraná Política

Professores de Guarapuava vão integrar discussão sobre estado de greve, em Curitiba

Assembleia estadual deve decidir posicionamento da classe frente ao novo governo

app sindicato

Professores e servidores da rede estadual de Guarapuava irão a Curitiba participar das discussões da assembleia promovida pelo sindicato da categoria, na manhã deste sábado (21). A intenção é discutir ações e mobilizações futuras da classe, a partir da troca de governo no estado, comandado agora por Cida Borghetti (PP).

De acordo com Terezinha dos Santos Daiprai, presidente da APP Sindicato de Guarapuava e vereadora, um grupo de representantes do município deve integrar a reunião, prevista para começar às 8h30 na capital do Estado. A expectativa é realizar uma avaliação do novo governo, já que a classe manteve desacordos e impasses sobre reajustes e investimentos na educação desde 2015, quando o Paraná era comandado por Beto Richa (PSDB).

Mobilização da classe, em Curitiba, durante greve em 2015 (Foto: APP Sindicato/ Divulgação)

“Estamos em estado de greve há 3 anos, quando não conseguimos mais negociar com o governador. Agora, pretendemos elaborar novos planos, buscar novas discussões a partir da troca de comando do Estado para, enfim, decidirmos o posicionamento de nossas mobilizações em 2018”.

Além disso, o encontro deste sábado deve decidir, também, quais serão as atividades organizadas pela classe frente o episódio violento ocorrido em 29 de abril de 2016, que se tornou um marco na história da educação do Paraná. A prestação de contas de 2017, plano orçamentário para 2018 e avaliação da pauta também são pontos que devem ser discutidos na assembleia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.