22/08/2023


Região

Integrantes do MST barram entrada da prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu

Manifestantes reivindicam melhorias em questões de infraestrutura, saúde e educação

2d22d890-8ded-4f11-a91b-1a2198b7e191

Desde a manhã desta segunda feira (23), integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) do acampamento Herdeiros da Terra de Primeiro de Maio, de Rio Bonito do Iguaçu, interditam a entrada da prefeitura municipal. A maioria dos integrantes do protesto são estudantes do acampamento, que reivindicam melhorias em questões de infraestrutura, saúde e educação na região da ocupação.

Os protestos iniciaram na manhã desta segunda feira (23), em frente a prefeitura municipal (Foto: Dennis Migliorini/ Ascom)

Nesta tarde, a coordenação do MST se reuniu com o prefeito municipal Ademir Fagundes (Gaúcho), com assessores do gabinete e com o secretário de administração, Moacir Dorigoni, para discutirem as pautas levantadas pelo movimento, na prefeitura municipal.

De acordo com informações repassadas pelo assessor de comunicação da prefeitura, Dennis Migliorini, ao Portal RSN, “o prefeito justifica que buscará apoio do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no governo do Estado para liberar para que as máquinas da prefeitura trabalhem nos acampamentos. Buscará também a solução para liberação das cascalheiras. Já temos a liberação do Ministério Público para que as máquinas do município trabalhem nos acampamentos, que por enquanto são de atribuição da União (Incra) e parte da Araupel”.

Reunião buscou acordo entre a coordenação do grupo de estudantes e o governo municipal (Foto: Dennis Migliorini/ Ascom)

Para as demais pautas, promessas de cumprimento também foram acordadas. Ainda segundo Dennis, a prefeitura encontra-se fechada e deve manter-se assim, já que os manifestantes alegam que só irão deixar o local quando as máquinas começarem a trabalhar nas estradas próximas ao acampamento.

Nesta noite, às 19h, os integrantes do protesto do MST irão até a Câmara Municipal de Rio Bonito do Iguaçu, cobrar a aprovação do projeto de lei protocolado pelo governo municipal, para autorizar que as máquinas trabalhem na região solicitada.

A partir da liberação, aguarda-se a autorização do IAP para a legalidade da obra. O pedido junto ao Instituto Ambiental de Guarapuava será protocolado nesta terça feira (24), em Guarapuava.

PAUTAS SOLICITADAS

De acordo com a pauta de reivindicações encaminhadas ao Portal RSN, as solicitações são:

– adequação e cascalhamento imediato dos 50 km de estrada que são linhas escolares no Acampamento;

– ampliação do transporte escolar no segundo semestre de 2018 (sugere-se três novas linhas);

– auxílio municipal na construção da nova sede da escola itinerante Herdeiros do Saber;

– perfuração de poço artesiano ou colocação de sistema de água à base de bomba d´água para a escola;

– retomada do atendimento médico semanal nas comunidades do acampamento; instalação de consultório container, com atendimento clínico e odontológico;

– disponibilização de micro ônibus para transporte de pacientes da comunidade até a sede do município.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo