O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) do Paraná fechou nove empresas suspeitas de exploração de madeira em Guarapuava e São Mateus do Sul nesta quarta feira (25). O instituto não informou o nome das empresas envolvidas nem a quantidade de empreendimentos que foram fechados em cada município separadamente. As informações são da Divisão Técnica do Ibama Paraná.
A operação, batizada de Oncideres – nome de um inseto cujas larvas se alimentam de madeira recém-abatida – teve início no dia 16 de abril. Através da ação, foram apreendidas araucárias extraídas sem autorização. Até terça feira (24), os fiscais haviam apreendido o equivalente a 25 caminhões carregados de araucárias. O instituto já emitiu mais de R$ 1 milhão em multas.
De acordo com Adinan Assunção, analista ambiental da divisão técnica do Ibama Paraná, o número de empresas a serem fechadas pelo Ibama nos dois municípios pode aumentar, já que a operação segue até a próxima sexta feira (27). Ainda de acordo com o analista, a operação pode ter uma segunda etapa de execução.
“Nós ainda temos pessoal em campo e resultados para serem analisados”, informou Adinan ao Portal RSN.
HECTARES
De acordo com o Ibama, nos dois municípios, foram identificados 60 hectares – o equivalente a 60 campos de futebol – de desmatamento. Outros 60 hectares com indícios de irregularidades, como o de exploração ilegal para o cultivo de erva-mate, foram embargados.
O resultado inicial da operação será encaminhado ao Ministério Público do Paraná, que deve seguir com as investigações para apurar os possíveis crimes ambientais.