22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Cinco famílias são retiradas de casas no Residencial 2000, em Guarapuava

50 policiais participaram de operação de reintegração de posse nesta sexta feira (27)

reintegracao-posse-guarapuava

*Matéria atualizada às 16h38 para retificação de informação. Inicialmente a polícia tinha informado ao RSN que seis famílias tinham sido retiradas. A prefeitura corrigiu, mais tarde, este número para cinco.

Uma equipe de pelo menos 50 policiais cumpriu, na manhã desta sexta feira (27), um mandado de reintegração de posse no bairro Residencial 2000, em Guarapuava. Cinco famílias foram retiradas das casas. Elas ocupavam um terreno de propriedade da Prefeitura de Guarapuava. Servidores da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), da Secretaria de Assistência Social e militares do corpo de bombeiros também integraram a operação.

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

De acordo com o capitão Ferraz, chefe da operação, a reintegração foi solicitada pela prefeitura. A grande quantidade de policiais, segundo o capitão, foi para manter a segurança dos moradores e do oficial de justiça que cumpriu o mandado. A reportagem não foi autorizada a se aproximar das residências para conversar com os moradores que deixaram as casas.

Ainda de acordo com Ferraz, as famílias do local serão levadas para casa de parentes ou para o albergue municipal. A SURG foi responsável por fazer a retirada dos móveis e outros itens das famílias. Segundo a polícia, não houve resistência por parte dos moradores.

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

Em nota, a Secretaria de Habitação de Guarapuava informou que as famílias começaram a ocupar parte de uma rua no residencial 2000, entre a Rua dos Geólogos e Rua dos Economistas. Foi emitida uma notificação para que desocupassem a área espontaneamente, o que não ocorreu. Desta forma, a reintegração de posse judicial, que há mais de um ano foi expedida pela justiça, foi cumprida na manhã desta sexta (27).

(Foto: Nádia Moccelin/RSN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.