22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Guarapuava é a base para o maior encontro de talentos do mundo

De produtores à fotógrafos, MGT reúne diversos profissionais do terceiro planalto na sua organização e realização

mgt-encontro-talentos-curitiba-2-600x400

Marcelo Germano (Foto: Facebook)

Seis mil pessoas, entre atores, cantores, modelos, yotubers, entre 5 e 25 anos, além de pais, avós, e outros acompanhantes, lotaram as dependências do Positivo e da ExpoUnimed em Curitiba durante três dias da semana passada. Todos em busca da realização do sonho de entrar para o mundo fashion, no evento que é considerado o maior encontro de talentos do mundo, o MGT. Estavam inscritos 3,5 mil talentos.

Para organizar a logística, cerca de 300 pessoas convocadas. Fotógrafos, cerimonialistas, apresentadores, atendentes, seguranças, produção, entre outros, Marcelo Germano, que mantém a sua base em Guarapuava, buscou talentos locais.

“Apesar de realizar as seletivas em todos os estados brasileiros e fazer as finais nas capitais, o Marcelo, que hoje reside em Londrina, nunca deixou Guarapuava”, disse Felipe Germano, irmão de Marcelo ao Portal RSN. A filha de Marcelo, Eduarda, mora em Guarapuava e é também uma das coordenadoras do evento.

Guarapuavana Larissa Manoela, um dos talentos revelados por Marcelo (Divulgação)

A produção do encontro teve como cabeça principal a produtora Daiana Felchak, enquanto o seu irmão David produziu a parte artística.

“Trouxemos artistas de Guarapuava”, disse Rita Felchak, que também trabalha na produção do evento. Dos figurinos à decoração, tudo é confeccionado em Guarapuava. Os registros fotográficos também são feitos por fotógrafos guarapuavanos. “Os melhores estão aqui”, disse Marcelo Germano.

Olhar para todos os lados e não ver alguém de Guarapuava é quase impossível. A DJ Taline Cruz comandou as trilhas sonoras, enquanto o cadastramento dos participantes e acompanhantes também era feito, e sua maioria, por guarapuavanos. Numa das salas da organização, lá estavam a assessoria jurídica, coordenadores e outros profissionais. Adivinhem de onde? De Guarapuava.

No palco a jornalista Joelma Baitel comandou a animação nos três dias do encontro.

“Minha vida é andar por esse país”, disse ela, que faz o mesmo papel em todas as seletivas. Na segunda (22), ela colocou o pé na estrada já para iniciar as seletivas para a fase final de 2019. E foi ela, Joelma, que para delírio dos fãs, anunciou a atração principal do evento: a também guarapuavana Larissa Manoela, atriz e cantora de destaque do SBT.

Ademar Fabiane (RSN)

Responsável pelo som de todos os encontros, Ademar Fabiani, disse que trabalha com Marcelo Germano há 23 anos. “Trago tudo: som, iluminação, painel de led, passarela. E ver o crescimento desse evento é gratificante que nasceu na nossa cidade é gratificante. O Marcelo [Germano] acredita no que faz e corre atrás. Ele emprega guarapuavanos, realiza sonhos, é um idealista”, elogia.

Pais à espera dos filhos (RSN)

Entre o corre-corre do evento é possível ver pais puxando os filhos pelas mãos para não perderem os horários dos testes e conseguirem o tão sonhado call back, passaporte para as oportunidades que o encontro oferece. Uma vez colocados os candidatos nas salas marcadas, palestras e workshops elucidam dúvidas e preparam os pais para saber como lidar com o sonho dos filhos.

A atriz e cantora Gabi e Sophia (Foto: Divulgação)

Criado por Marcelo Germano, o encontro aproxima os participantes de profissionais de todo o Brasil e também de outras partes do mundo, como os Estados Unidos.

“É uma grande chance. Mas nós gostamos de reforçar, ainda mais nestes dias de evento, que quem quer conseguir um trabalho no meio artístico precisa estudar. Mais do que se dedicar e ter dom, a pessoa precisa estudar”, insiste.

Algumas participantes (RSN)

Descobridor de alguns dos nomes conhecidos das passarelas e da TV, Marcelo Germano trabalha duro para fazer com que os jovens consigam realizar seus sonhos.

“E lidar com sonhos é uma responsabilidade muito grande. Algo bem difícil”. Ainda de acordo com o criador do projeto, que é paranaense, essas audições buscam identificar possíveis talentos e também colocar os pés dos envolvidos no chão. “Sempre agregando conhecimento. Mais do que realizar testes de interpretação, canto e passarela, este é um encontro consigo mesmo, um divisor de águas para a vida de cada um dos participantes”, explicou.

Para subsidiar as despesas de translado, hospedagem, alimentação, inscrição, entre outras, a empresa disponibiliza 100 bilhetes para o sorteio de um carro 0 km. O valor por bilhete é de R$ 30, cujo dinheiro da venda fica para os pais.

“Já estou no quinto encontro por este Brasil afora e a organização é cada vez melhor. Esse sorteio de um carro ajuda nas despesas”, disse Silene Lucas de Freitas que acompanha a filha Nayara que deseja ser atriz. Elas moram em Manaus. Minha filha já está fazendo muitas peças de teatro e a gente vai tentando porque esse encontro já abriu muitas portas”.

Nicole e Sophia (RSN)

E como não poderia ser diferente, os talentos de Guarapuava inscritos no encontro foram escolhidos por agências, produtores de cinema, youtubers e outras modalidades.  Elas são Sophia Esteche Korocoski, Nicole Meira Godoi, também premiadas e honradas com a estrela do MGT. A atriz Juliana Guiné também foi selecionada.

INCLUSÃO

Muito mais do que oportunidades para o mundo mágico da moda , do teatro, da televisão, o MGT se transforma numa ferramenta de inclusão.

Sophia e Rebeca (RSN)

Rebeca é uma menininha de seis anos de idade. Nasceu prematuramente com uma patologia genética (ANE) que provoca a fraqueza generalizada dos músculos. Correndo de um lado para o outro na cadeira de rodas conduzidas por outras meninas, ela foi inscrita pela mãe Jaqueline Ziebart.

“Não existe nada mais gratificante do que ver minha filha aqui, participando ao lado de outras crianças e tendo a oportunidade de se destacar em alguma modalidade”.

Gabi e Adriana (RSN)

Gabriela Trofino de Souza, 14 anos, estava inscrita em elenco e para ser modelo. Numa carreira de rodas conduzida pela mãe, Adriana, Gabi contou que já é modelo da associação do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, cidade onde moram.

“Se dependesse de mim minha filha estaria trancada em casa. Eu não queria que ela viesse com medo dos olhares, do preconceito, mas agora, estamos aqui e somos a rainha da cocada preta”, disse a mãe.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.