22/08/2023


Região

Projeto trabalha prevenção do bullying e automutilação em escolas de Pinhão

Projeto começou com orientações aos professores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental dos alunos

concurso-pinhao-pr

O município de Pinhão é protagonista de uma iniciativa pioneira na região ao abordar uma questão que é caso de saúde pública. Com o temaSuicídio: você não precisa dele para encontrar a saída! o projeto elaborado pelas psicólogas Ana Carla Alves e Marizaine Pavoski, passou a ser pauta nas escolas estaduais do município, inicialmente, com orientações repassadas aos professores sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. O projeto contou com a colaboração do assistente social, Juliano Ribas Machado, e integrantes da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com informações da secretaria, a intenção principal do projeto é a busca de parceiros para o trabalho direcionado aos jovens e seus familiares, abordando assuntos como bullying e automutilação. O projeto é amparado pela política nacional da Redução de Danos.

“Diante da problemática e do alto índice bullying e outros fatores que possam interferir na saúde mental e física, a nossa equipe sentiu a necessidade de aplicar este projeto importantíssimo para a prevenção e cuidados para com os nossos munícipes”.

Sobre este mesmo tema, uma recomendação do Ministério da Saúde, de 2017, aconselha, inclusive, meios de comunicação, a falarem sobre o problema, relembrando que casos dessa magnitude não devem ser negligenciados.

ONDE BUSCAR AJUDA

Serviços de saúde
CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde).

Emergência
SAMU 192, UPA, Pronto Socorro, Hospitais.

Centro de Valorização da Vida – CVV
141 (ligação paga) ou este link para chat, Skype, e-mail e mais informações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo