A primeira lixeira subterrânea de Guarapuava, instalada na Praça Cleve, já está pronta e disponível para uso da população guarapuavana. Além dela, outras onze estarão distribuídas pela cidade. Com a iniciativa, a cidade do terceiro planalto se torna o primeiro município do Estado e o segundo da região Sul do Brasil a contar com tal processo para a coleta de resíduos sólidos.
Segundo informações da Prefeitura, os investimentos em tal projeto chegam há R$ 1 milhão, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. De acordo com o engenheiro ambiental do município, Cleverson Luiz Dias Mayer, os estudos para a aplicação das lixeiras iniciaram há cerca de um ano com visitas técnicas a municípios de outros Estados do Brasil, para acompanhar o funcionamento.
“Nosso intuito é tornar a coleta dos resíduos sólidos mais prática e eficiente. A partir da instalação, queremos que os lojistas e a população reforcem ainda mais a separação do lixo. Além disso, com os contentores subterrâneos vamos evitar as consequências negativas que existem hoje nos contentores elevados como mal cheiro, mistura de material, sujeira ao redor e proliferação de vetores. Deixaremos a cidade mais limpa, bonita e funcional”.
Ainda de acordo com Cleverson, o horário da realização das coletas ainda está sendo definido, mas deve considerar a funcionalidade do trânsito na região. “Provavelmente faremos a coleta dos materiais nessas lixeiras diariamente às 6h da manhã ou depois da meia noite. Como as lixeiras não são isoladas, ou seja, carros podem estacionar em frente à elas, esse horário não deve impedir nenhum movimento nas vias públicas”.
Além da Praça Cleve, outros cinco pontos da rua XV de novembro devem receber as novas lixeiras, até o início da próxima semana. Três serão instaladas ainda na Saldanha Marinho, uma no Terminal da Fonte e as demais em instituições de ensino superior de Guarapuava. A previsão, é que a entrega das lixeiras seja concluída no início de junho.
Confira no vídeo produzido pela SeCom, como será o funcionamento dos contentores subterrâneos para a coleta de resíduos sólidos: