A bandeira do Divino levada por foliões visita as casas nas comunidades do interior do município de Pinhão. A estimativa é de que cerca de 150 famílias acolham a bandeira e recebam bênçãos do padre que acompanha a tradicional folia cristã, em 57 comunidades.
Muita música, dança e fogos de artifício marcam a chegada dos 30 foliões, composto por crianças, jovens e adultos. Eles usam chapéu, capa vermelha e amarela com a estampa do Espírito Santo nas costas e fitas coloridas. De acordo com a Pastoral da Comunicação da Diocese de Guarapuava, as visitas são realizadas durante a semana. Pelo menos sete casas por noite recebem os foliões e as bênçãos sacerdotais.
Para o pároco local, padre Valdecir Badzinski, este é um momento em que todos se unem e celebram o padroeiro, numa das mais bonitas manifestações religiosas da diocese de Guarapuava.
“Estamos focando bastante na dimensão espiritual da festa, com a Folia do Divino e as novenas abordando temas variados e de interesse da comunidade. São pontos importantes neste período de celebração da festa do padroeiro. Estes são, tradicionalmente, os dois momentos fortes da Festa do Divino”.
Segundo o sacerdote, o período que antecede as comemorações, nos quase dois meses de preparação envolve os fiéis. A festa acontecerá em 10 de junho, mas até lá as celebrações preparatórias continuam acontecendo.