Uma parceria pública que se consolida a partir da abertura e colaboração privada. Esse é o intuito do trabalho de sensibilização realizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, que busca a inserção profissional feminina das formadas nos cursos oferecidos pelo setor.
Nesta quinta feira (3), uma nova turma de guarapuavanas conclui seu curso profissional. Ao todo, oito pintoras e 11 azulejistas estarão disponíveis para inserção no mercado de trabalho. A partir das 19h, no Paço Municipal, as formandas receberão certificado para atuarem na área da construção civil.
De acordo com a secretária municipal, Priscila Schran de Lima, a cerimônia sela um processo de formação de profissionais qualificadas iniciado em janeiro deste ano.
“Mais uma vez estamos profissionalizando mulheres e capacitando-as para um mercado de trabalho que está em expansão. Estamos indo ao encontro dessa nova demanda com profissionais capacitadas e que estão prontas para suprir essa necessidade”.
E para garantir a imersão profissional dessas mulheres, o contato direto com o polo empregador é fundamental. Na solenidade desta noite, diversas construtoras, imobiliárias, representantes da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da cidade e dos cursos de graduação da área estarão presentes para prestigiar e conhecer as profissionais.
“Nós buscamos o contato direto com os meios privados para que eles, a partir de seus espaços no mercado, conheçam o trabalho de qualidade delas. São profissionais confiantes, bem preparadas e dispostas, que por meio das nossas aulas práticas já estão ambientadas com o setor. Já temos parcerias com empresas locais que viabilizam e reforçam a inserção delas na construção civil de Guarapuava”.
Segundo a secretária, tal abertura privada, aliada ao amparo e incentivo público municipal, por meio da sanção do Projeto de Lei 033/2017, permite a mudança de realidade de muitas mulheres guarapuavanas.
“Tivemos a presença feminina nas obras do Jardim Europeu, em lojas e no cinema do shopping Cidade Dos Lagos, na revitalização da Lagoa das Lágrimas. É um trabalho de formiga em que, aos poucos, vamos fortalecendo e ampliando o espaço das mulheres na construção civil guarapuavana”.
Para conhecer e contratar as novas profissionais, a Secretaria conta ainda com a página Mulheres em Construção, onde atualiza e divulga no meio digital as mulheres construtoras.