Falta muito pouco para a conclusão das obras físicas e dos trâmites burocráticos administrativos do Hospital Regional (HR) em Guarapuava. A liberação dos R$ 17 milhões pelo então ministro da saúde, Ricardo Barros, em janeiro deste ano, já estão no orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de acordo com o chefe da 5ª Regional de Saúde, Márcio Brunsfeld. “Estamos dimensionando equipamentos e vendo a necessidade do quadro de funcionários para a elaboração do edital para o teste seletivo”, disse ao Portal RSN.
Segundo Márcio, conforme previsão da Paraná Edificações, responsável pelas obras, o HR deverá estar concluído entre agosto e outubro, caso não haja nenhuma interferência contrária, e entrar em funcionamento até dezembro deste ano. O HR, de acordo, com Marcio, deverá ser gerido pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS).
Sediado na Cidade dos Lagos, entre a BR-277 e a PR-466, o HR já está com 82,49% das obras físicas concluídas. O acompanhamento mensal vem sendo realizado pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) e a medição é feita pela Paraná Edificações, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. Todos os seis pavimentos já foram erguidos e a obra está em fase de acabamentos. O deputado lembra que a governadora Cida Borghetti apoia integralmente a construção. “Já trabalhamos nos trâmites para o início do funcionamento”, antecipou.
FASE ATUAL
Atualmente, estão sendo feitas pinturas, colocadas cerâmicas e elevadores nesta que é a maior obra pública de edificação em execução no Estado do Paraná. A área total é de 16 mil metros quadrados. O hospital terá heliponto e 150 leitos, dos quais, 40 são para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, destas, 10 serão pediátricas. O HR será vocacionado somente para traumas. A construção está sendo feita pelo Governo do Estado do Paraná com recursos próprios, num investimento de R$ 54,4 milhões.
Os atendimentos a serem oferecidos serão de urgência, emergência, cirurgias vasculares e neurológicas. Cerca de 500 mil habitantes da região serão beneficiados.
Segundo o Bernardo, o hospital regional vai reforçar e ampliar os atendimentos médicos, diminuindo a necessidade de transporte e transferência de pacientes para outros centros. O deputado estadual foi o precursor na luta pela implantação do HR, ainda em 2010. Ele lembra que, no ano seguinte, seu primeiro mandato, não mediu esforços para mobilizar a sociedade, mostrar a necessidade e reivindicar ao Governo o investimento para o município.
“É a realização de um grande sonho ver esta obra quase pronta”, comemora. Segundo Bernardo, isso acontece devido a soma de forças de lideranças do município e a sensibilidade do então Governador Beto Richa, que aprovou o projeto e autorizou o investimento.